Regional Nordeste II Missões em Cajazeiras, Campina Grande e Arcoverde



Através de e-mail à Secretaria Nacional do ECC, o Casal Regional Nordeste II (que abrange os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas), Joãozinho e Railda, informa sobre suas missões em 2007, nos meses de fevereiro a abril:


Joãozinho e Railda realizaram, em Cajazeiras, PB, nos dias 09, 10 e 11 de fevereiro, sua primeira assembléia regional de 2007, onde estiveram presentes Casais Diocesanos de 17 dioceses, além dos Diretores Espirituais (Arqui) Diocesanos: Pe. Valdir (Natal, RN), Pe. Luisinho (Afogados da Ingazeira, PE), Pe. Miltom (Sousa, PB). Estiveram ainda visitando os casais e participando de alguns momentos da Assembléia, Pe. Humberto, Pe. Damião, Pe Trajano e Pe. Agripino, das paróquias da sede da Diocese de Cajazeiras, PB, anfitriã do encontro.

A Assembléia foi conduzida por Frei Zito, Diretor Espiritual Regional e o Casal Regional Joãozinho e Railda. Esteve presente também Dom José Gonzalez Alonso, Bispo Diocesano de Cajazeiras, que abriu a Assembléia após o momento cultural apresentado por seminaristas do Seminário Nossa Senhora da Assunção, com a Palestra Comemorativa dos 25 anos da “Familiaris Consortio”. Durante a Assembléia, Frei Zito proferiu palestra sobre o Engajamento Pastoral e Pe. Luisinho realizou uma apresentação cultural, com música e poesia do folclore nordestino.

Foi escolhida a Diocese de Caicó, RN, para sediar a próxima assembléia regional a ser realizada no mês de setembro de 2007. “O Casal Diocesano anfitrião, Ivandeci e Lúcia, ficou muito alegre com a presença e a participação efetiva na Assembléia dos Casais Diocesanos de 17, das vinte Dioceses que compõem o Regional”, informou o casal Joãozinho e Railda.

Eles estiveram presentes também em Manaus, AM, nos dias 16, 17 e 18 de março de 2007, participando da 1ª Assembléia do Conselho Nacional deste ano, com a presença de D. Lino, Diretores Espirituais Regionais e Casais Regionais.

No dia 24 de março, participaram, em Campina Grande, PB, do Dia de Formação para Equipes Dirigentes, onde mostraram a importância de eventos desta natureza para o crescimento da caminhada de evangelização do ECC. “O Casal Diocesano Luzimar e Marta conduziu o evento num clima de muita espiritualidade”, afirmaram. Além da presença do Diretor Espiritual, Pe. Márcio, participaram cerca de 100 casais.

Dia 31 de março, o casal esteve presente na cidade de Arcoverde, PE (Diocese de Pesqueira, PE), em outro Dia de Formação para Equipes Dirigentes, que contou a presença de 100 casais, do Bispo Diocesano de Pesqueira, D. Francisco Biasini, Frei Zito e sete Diretores Espirituais Paroquiais: Pe Fábio (Venturosa), Pe. Geraldo Magela (Jatauba), Pe. Antonio (Pedra), Pe. Zé Luis (Diretor Espiritual Diocesano), Pe Adjailson, Pe Adeildo e o Diácono Marcílio (Arcoverde). “O Casal Diocesano Vital e Gertrudes conduziu com muita disponibilidade e dedicação o evento, que teve como marco especial um encontro do Diretor Espiritual Regional Frei Zito e o Casal Regional com os Diretores Espirituais Paroquiais, onde se analisou a caminhada do ECC nas paróquias, discutindo-se com sinceridade e franqueza seus acertos, erros, dúvidas, ouvindo críticas e sugestões, no sentido de que a caminhada do ECC e dos casais seja fortalecida”, disseram Joãozinho e Railda.

Em abril, casais do ECC da Diocese de Cajazeiras, PB, engajados nas suas diversas pastorais, participaram em Cajazeiras, nos dias 13, 14 e 15, do 1º Retiro Diocesano das Santas Missões Populares. “O evento contou com a presença de D. José Gonzalez Alonso, Bispo Diocesano de Cajazeiras, PB, tendo a presença marcante de Pe. Luis Mosconi, que conduziu o retiro num clima de oração e alegria”, informaram. O 1º Retiro Diocesano contou com 1.500 missionários vindo de todos os locais da Diocese de Cajazeiras, PB.

Também no dia 15 de abril aconteceu a posse do novo Bispo da Diocese de Nazaré da Mata, PE, D.Severino. “Rogamos ao Senhor que lhe dê sabedoria para conduzir o rebanho a ele confiado”, concluíram Joãozinho e Railda.