Mensagem de Dom Antônio Lino Silva Dinis, aos congressistas:



Como não pôde estar presente ao Congresso Nacional do ECC em Natal, o Assistente Eclesiástico Nacional, Dom Antônio Lino Silva Dinis, enviou mensagem aos congressistas, que sentiram sua ausência. Dom Antônio Lino, recupera-se de cirurgia, devido a uma fratura do fêmur.


Após o Congresso, o casal da Secretaria Nacional, Antônio Olímpio e Celinha, esteve em Itumbiara para visitá-lo, levar notícias do evento em Natal e tratar de outros assuntos relacionados ao ECC.


Meus queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus!
Eu vos saúdo a todos desejando que a paz e a bênção de Deus-Pai esteja em cada um.
Que a vivência destes três dias de congresso, seja a aurora de uma nova etapa em suas vidas e de suas famílias.
Estamos encerrando em todo o Brasil a ‘Semana Nacional da Família’, cujo tema ‘Espiritualidade Família: encontro com Deus e com o próximo’ nos preparou de maneira singular para vivenciar esse congresso, refletindo como “a família edifica a Igreja pela formação da pessoa e transmissão da fé”.
“Cristo, um rosto a contemplar” através de tantos casais, de tantas famílias que ávidas, ansiosas querem “Ver Jesus” e receberem d’Ele força para lutar contra tantos contra-valores que assolam a família visando enfraquecer o Sacramento do Matrimônio.
A espiritualidade familiar funda-se no encontro de Deus com o homem e do homem com Deus. Deus é AMOR e está sempre nos atraindo a Ele, n’Ele o casal encontra a paz, a serenidade e a coragem para, como celeiros de amor, gerar, educar e amar os filhos.
A família torna-se comunidade de amor, Igreja-Doméstica, quando deixa Deus ocupar o primeiro lugar em sua existência.
A lei do amor e da gratuidade realiza a pessoa humana e cristã levando-a a buscar “a SANTIDADE num encontro com o Mistério Trinitário na Igreja e na Família”.
Para haver esse encontro, no entanto, é preciso se dispor a “ser discípulo e missionário de Cristo”, impelidos pelo Espírito Santo, buscando no “convívio com Deus” uma relação familiar fortalecida pela oração, alimentada pela Eucaristia e nutrida pela graça divina do perdão.
O caminho para o discipulado é a Catequese e isso o Encontro de Casais com Cristo oferece a todos, que, verdadeiramente, buscam ser na família e na comunidade o anúncio do “que vimos e ouvimos”.
Que o XVIII Congresso Nacional do Encontro de Casais com Cristo seja realmente uma oportunidade para revermos esse SERVIÇO-ESCOLA da Igreja na evangelização da família.
O alicerce do ECC: Doação, Pobreza, Simplicidade, Alegria e Oração é o mesmo alicerce que sustenta a Família, aquela que “faz sua casa sobre a ROCHA”, só assim a Família pode edificar a Igreja formando a pessoa e transmitindo-lhe a fé.
A todos envio um fraterno abraço e minha bênção,

Dom Antonio Lino Silva Dinis
Bispo Diocesano de Itumbiara/GO
Assistente Eclesiástico Nacional do ECC