Caminhos do XV Congresso da Região Centro Oeste


Com o compromisso assumido de realizar o XV Congresso da Região Centro Oeste, a Arquidiocese de Campo Grande, apoiada pelas demais dioceses do Oeste I, prepara-se para mais uma ação missionária do Encontro de Casais com Cristo – ECC.

Foi com a reflexão sobre o Evangelho de Mateus 6, 7-15, que o XV Congresso idealizou-se. Nada mais propício do que ser agraciados com a certeza de êxito proposta no versículo 8: “porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem”. A força da oração e o estudo das orientações para congressos marcaram o encaminhar do evento em 2015.

Para uma efetivação das propostas assumidas, o retiro de março (2016) fortaleceu o vínculo entre a equipe dirigente e consolidou o direcionamento das atividades. “ECC: evangelizando as Famílias a serviço da Paz” – o tema do Congresso foi vivenciado plenamente nesses dias e, a partir de então, o BAMBU - arbusto aparentemente frágil – tornou-se uma simbologia do Evento pelas suas características semelhantes àquelas que o trabalho em equipe exige: uma base firme e sólida, o poder coletivo, a flexibilidade da humildade, a resiliência, a união, a sensação de estar oco (sempre preparado a encher-se) e o destino para o alto, para as coisas de Deus.

Neste ano de 2016, com local definido, os preparativos foram intensificados: equipes formadas, Entrega de Pastas (20/08, na Paróquia Nossa Senhora da Abadia); 1ª Reunião com Coordenadores de Equipe (03/09, na Paróquia São Pedro Apóstolo) e 1ª Reunião Geral (04/11, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima com a presença do Casal da Secretaria Nacional, Bandeira e Cleide). Com as Bênçãos de Nossa Senhora de Abadia (Padroeira), o XV Congresso da Região Centro Oeste molda-se no intuito de atender ao seu objetivo principal: “Renovar nos casais congressistas a experiência de amor vivida com Cristo Ressuscitado nas etapas do ECC e, plenos do Espírito Santo, assumir o dever missionário de levar o perdão, a misericórdia e a paz àqueles que necessitam desta mesma renovação”.

E, NOVAMENTE, EU DIGO: A PAZ ESTEJA COM VOCÊS; COMO O PAI ME ENVIOU, EU TAMBÉM VOS ENVIO” (Jo, 20-21): assim como Jesus proclamou, que esse desejo de paz nas famílias seja efetivado, e que as equipes de trabalho do XV Congresso da Região Centro Oeste sejam instrumentos dessa proposta divina. Assim seja!