Congresso Internacional discute vocação e missão da família na atualidade


Redação A12, 22 de Janeiro de 2015 às 05h30.

“A vocação e missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo” é o tema do Congresso Internacional de movimentos, grupos e associações da vida familiar que está sendo realizado a partir desta quinta-feira, 22, na Igreja Palace, em Roma. O encontro é coordenado pelo Pontifício Conselho para a Família.

O encontro foi aberto com uma Missa presidida por Dom Vincenzo Paglia, presidente do Conselho Pontifício para a Família. Os temas discutidos pelas lideranças serão baseados no relatório conclusivo da III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos que ocorreu em outubro do ano passado e teve como tema: "Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização". O encontro visa lidar com as questões sinodais e trazer contribuições específicas para o cuidado pastoral das famílias.

Contribuem no congresso nos painéis temáticos, o Cardeal Lorenzo Baldisseri, secretário-geral do Sínodo dos Bispos e representantes de grupos e movimentos que trabalham com a família.

O relatório está sendo discutido e refletido em todas as dioceses e conferências episcopais do mundo, até outubro de 2015, quando ocorrerá, entre os dias 4 e 25, a XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em Roma, com o tema “A vocação e a missão da família na Igreja, no mundo contemporâneo”.

O Congresso encerra no próximo sábado, 24, e reúne aproximadamente 260 pessoas.