REGIONAL SUL I REALIZA MISSA DE ENVIO PARA O XVII CONGRESSO DA REGIÃO SUL


No dia 1º de abril foi realizada a Missa de Envio das capelas do XVII Congresso da Região Sul do serviço-escola Encontro de Casais com Cristo. A celebração foi realizada na Catedral Nossa Senhora do Desterro, na cidade de Jundiaí, presidida por Dom Vicente Costa e concelebrada por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, Assistente Eclesiástico do ECC, Monsenhor Almir Cogiola, Diretor Espiritual do ECC no Regional Sul 1, Pe. Dirceu Montovani, Diretor Espiritual do ECC na Diocese de Presidente Prudente, e Pe. Lupércio Batista Martins, Diretor Espiritual do ECC na Diocese de Jundiaí.

Participaram da missa muitos casais que já vivenciaram o ECC, entre eles vinte e quatro casais diocesanos do ECC do Regional Sul 1, o casal Pedro e Edna, da Secretaria Nacional do ECC, o casal Carlos e Andréa, do Regional Sul 1, além dos casais que fazem parte da Equipe Dirigente do XVII Congresso da Região Sul e do casal Coordenador Geral do Congresso José Maria e Marli.

O XVII Congresso da Região Sul será realizado nos dias 7, 8 e 9 de setembro de 2018, na cidade de Jundiaí e, tem por tema “ECC: evangelizando as Famílias a serviço da Paz” e lema “Sede praticantes da Palavra e não meros ouvintes. ” (Tg 1,22).

Durante o congresso todas as dioceses que compõem a Região Sul, a saber: Regional Sul I - o Estado de São Paulo, Regional Sul II – Estado do Paraná, Regional Sul IV – Estado de Santa Catarina e Regional Sul III – Estado do Rio Grande do Sul, estarão reunidas na Diocese de Jundiaí SP, cuja padroeira é Nossa Senhora do Desterro. Várias capelinhas com a imagem da padroeira estarão peregrinando nessas dioceses para que todos possa conhecer sua história e, unidos em oração, pedirmos sua proteção e intercessão pelo êxito do congresso.

Em 2018 o Encontro de Casais com Cristo, realizará um congresso em cada uma das cinco regiões do Brasil. Isto visa dar continuidade ao serviço que o ECC presta à Igreja e ao aprimoramento de seus dirigentes. Os conteúdos neles abordados devem abranger as três etapas do ECC, as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, a formação evangélica e pastoral, a evangelização da família e o compromisso na transformação do mundo em que vivemos.

Na missa de envio, realizada no dia 1º de abril, foram apresentados a oração, o hino e a logomarca do XVII Congresso da Região Sul do ECC.

Na logomarca apresentada ao lado, é possível ver ao centro famílias fazendo referência ao tema do congresso “Evangelizando Famílias a Serviço da Paz”. A paz é representada ao alto pela figura da pomba, que simboliza o Espírito Santo de Deus. À frente das famílias é possível perceber o perfil de um livro para o qual elas estão voltadas. Este livro é a Bíblia Sagrada. Neste ponto a logomarca faz referência ao lema que diz: “Sede praticantes da Palavra e não meros ouvintes”. Abaixo, é possível perceber duas espigas de trigo e um cacho de uva. Nestas imagens é representado Jesus Cristo. O trigo e uva se tornarão Pão e Vinho que na Eucaristia serão o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Fica estabelecido então a base do ECC - O Encontro com Cristo. Ainda é possível perceber sobre o cacho de uva uma folha verde. Esta folha assume também o formato de um peixe. O peixe é lembrado aqui por dois motivos. No primeiro, lembra-se do peixe como símbolo do cristão utilizado desde os primórdios da fé. No segundo, em composição com o cacho de uva, lembra a cidade sede do Congresso. Jundiaí recebeu este nome graças à presença do peixe de nome Jundiá, abundante em seu principal rio na época de sua fundação. Já a uva neste caso, faz referência também à cidade, já que no estado de São Paulo, Jundiaí é também conhecida como a Terra da Uva.

Algumas imagens da missa estão disponíveis a seguir.

Rezemos pela realização do congresso, pelo serviço-escola ECC, que fiel a sua missão continue sendo canal de graça na evangelização de famílias despertando e formando casais em nossas comunidades.

Nossa Senhora do Desterro, rogai por nós.

SANTA MISSA DE ENVIO – (Acima e abaixo)

Casal José Maria e Marlí, coordenador geral do XVII Congresso da Região Sul e Padre Lupércio Diretor Espiritual do ECC da Diocese de Jundiaí – SP.

CAPELINHA COM IMAGEM DE NOSSA SENHORA DO DESTERRO Dom Vicente Costa Bispo de Jundiaí SP e Dom Benedito Assist. Eclesiástico Nacional, entregando as capelinhas – À dir. Carlos e Andrea Casal Regional Sul I Banner oficial