O lançamento da Campanha da Fraternidade pelas dioceses



FONTE: cnbb

A partir da Quarta-Feira de Cinzas, a Campanha da Fraternidade 2011, “Fraternidade e a Vida no Planeta” foi lançada em várias dioceses espalhadas pelo Brasil. Em Goiânia, a arquidiocese dá início à Campanha no Aterro Sanitário da capital, para reforçar o compromisso da Igreja de se envolver na causa ambiental.

O evento contou com a presença do prefeito da Capital, Paulo Garcia, que elogiou a iniciativa da Igreja de tomar frente em uma das maiores preocupações da humanidade no momento, o futuro da vida na Terra. Ele se lembrou de outros temas da Campanha da Fraternidade também ligadas ao meio ambiente e colocou a administração municipal à disposição para o que for possível.

Na manhã da Quarta-Feira de Cinzas, o bispo diocesano de Criciúma, dom Jacinto Inácio Flach, lançou a CF-2011, no Auditório São José, em Criciúma. Participaram ainda da abertura, o coordenador diocesano de pastoral, padre Antonio Mendes e o vigário geral, padre Wilson Buss, além de especialistas com o professor universitário mestre em Ciências Ambientais, Dr. Carlyle Torres Bezerra e o professor mestre José Carlos Virtuoso.

A arquidiocese de Curitiba aproveitou o ato de lançamento da CF-2011, na Quarta-Feira de Cinzas, para abrir o edital do Fundo Diocesao de Solidariedade (FDS). Trata-se do gesto concreto da diocese que ajuda a efetivar propostas de grupos organizados, pastorais e entidades sociais relacionadas ao tema da Campanha.O FDS foi criado na arquidiocese de Curitiba em 2008 e, até o momento, já viabilizou mais de cinquenta projetos sociais.

Em Maringá (PR) teve lançamento para a imprensa na manhã desta Quarta-feira de Cinzas, no auditório Dona Guilhermina. Nas 55 paróquias da arquidiocese, ações de conscientização vão ser comandadas pelo movimento de Cursilhos de Cristandade. Dentro da temática ambiental, este ano o Fundo Arquidiocesano da Solidariedade vai financiar projetos ligados ao tema da campanha articulada pela CNBB. Para a comunidade, o lançamento na arquidiocese será nessa quinta-feira, 10, no salão da paróquia Santo Antônio de Pádua, às 20h.

A solenidade de abertura oficial na diocese de Limeira (SP) aconteceu hoje, 10m, às 15h, na Catedral Diocesana Nossa Senhora das Dores, em Limeira, com a presença de padres, diáconos, agentes de pastoral e movimentos, religiosos, autoridades e imprensa em geral.

Na arquidiocese de Natal (RN) o lançamento da CF-2011 acontece na noite desta quinta-feira, 10, e só termina no sábado, 12. A programação iniciará às 18h, no Hotel Imirá, na via costeira de Natal, com jantar oferecido para autoridades, imprensa e bispos do Regional Nordeste 2 (Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte). Na ocasião, falarão sobre o tema e objetivos da CF, o bispo referencial da Campanha, no Nordeste 2, dom Francisco de Assis Dantas de Lucena; o arcebispo de Natal, dom Matias Patrício de Macêdo; e o coordenador da CF, na arquidiocese de Natal, padre Alcimário Pereira.