ENCONTRO REGIONAL DE FORMAÇÃO E APROFUNDAMENTO DO REGIONAL NORDESTE IV



Foi lançada, durante o XIV Encontro Regional de Formação e Aprofundamento do ECC, Carta Compromisso pelo Sacramento do Matrimônio.


O encontro foi realizado em Picos/PI, em entre os dias 18 e 20 de fevereiro de 2010 e reuniu mais de 100 casais oriundos das oito Dioceses do Regional Nordeste IV.

Contou com a presença de Padres Diretores Espirituais e dos Bispos Dom Plínio José, da Diocese de Picos, e Dom Juarez Sousa, da Diocese de Oeiras.

O evento foi um momento de comunhão e partilha de experiências, oportunidade para refletir sobre a situação do matrimônio no estado do Piauí, visando o fortalecimento da família, Igreja Doméstica, local onde acontece a primeira catequese.

No domingo, os casais participaram de um momento para elucidação de dúvidas, assistiram painéis sobre o Encontro de Jovens com Cristo, a Cáritas no Piauí, a Comissão Pastoral da Terra, a Comunicação a Serviço da Evangelização e a Situação atual do Sacramento do Matrimônio no Piauí.
Dom Juarez também participou ministrando a última palestra do encontro, sobre "A Igreja que queremos". Na oportunidade sensibilizou os casais para a verdadeira missão da Igreja, através de seus dogmas e ensinamentos à luz do Evangelho de Jesus Cristo.

O XIV Encontro de Formação e Aprofundamento do ECC encerrou com a Santa Missa presidida por Dom Juarez, concelebrada por Dom Plínio e pelos Padres Gonçalo e Francisco Borges. Em seguida houve o anúncio da Diocese de Campo Maior como próxima sede para este Encontro Regional.

CARTA COMPROMISSO PELO SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO


“ Nós, Bispos, Padres e Casais, participantes do XIV Encontro de Formação e Aprofundamento do Encontro de Casais com Cristo do Regional Nordeste IV, animados pela força do Espírito Santo, sensibilizados pela situação de desagregação em que vivem muitas famílias em nosso Estado, refletimos nestes dias sobre a temática: ECC na promoção da Família e da estabilidade do Matrimônio, e como lema, "O que Deus uniu o homem não separe".
Neste Encontro vivemos dias de graça e fraternidade, e fortalecidos pelo Espírito de Unidade, assumimos o compromisso de anunciar com desprendimento em cada comunidade de nossas Dioceses a importância do Sacramento do Matrimônio para a consolidação do Plano de Deus.
Ao mesmo tempo solicitamos o empenho de cada bispo, de cada sacerdote, de cada casal, cada pessoa comprometida com o Evangelho para unirmos forças e esperanças no implemento de uma ação evangelizadora que conduza a sociedade a ser mais consciente dos valores cristãos, morais e éticos que requer tão precioso Sacramento.”


Picos, 20 de fevereiro de 2011.