ACAMPAMENTO ASP DE PRESIDENTE VENCESLAU/SP


O Acampamento ASP de Presidente Venceslau surgiu no ano de 2004, sendo fruto de um sonho do nosso padre Wilson Donizete Lobo, que era o de levar ao conhecimento dos Agentes Penitenciários, policiais civis e militares que independente da difícil profissão que possuem, são amados e muito importantes para Deus e para a comunidade, levando os mesmos a terem um encontro pessoal com Jesus em retiro.

O Acampamento tem como missão apresentar o Querigma aos campistas (como são chamados aqueles que fazem o acampamento) formando novos cristãos para a comunidade e também realizando um despertar na caminhada de fé para outros, fortalecendo assim o serviço pastoral de nossa Igreja, com servos renovados e com muito desejo de servir a Deus.

(Vista aérea do Centro de Formação Nossa Senhora de Fátima - Pres.Venceslau)

O Acampamento ASP acontece no Centro de Formação da Paróquia e nestes 08 anos de existência, passaram por lá um total de 510 pessoas, com uma média de 63 participantes por ano, o que tem sido motivo de muitas alegrias a toda comunidade cristã, por se tratar de um acampamento de público específico da área da segurança pública.

Este Acampamento, por ser o único do Brasil para este segmento, tem atraído servidores públicos da área da segurança de todo o Estado de São Paulo. Já passaram pelo ASP nestes 08 anos pessoas de São Paulo, São José do Rio Preto, Riolandia, Mirandópolis, Andradina, Avaré, Araraquara, Tremembé, Potim, Itapetininga, Martinópolis, Dracena, Osvaldo Cruz, Tupi Paulista, Junqueirópolis, Presidente Prudente, Álvares Machado, Presidente Bernardes, Santo Anastácio, Mirante do Paranapanema, Teodoro Sampaio, Presidente Epitácio, Caiuá, Piquerobi e Marabá Paulista.
Desde sua criação no ano de 2004, o Acampamento ASP tem se mostrado um maravilhoso canal da graça do Senhor para as pessoas e com isso, para a comunidade. Hoje temos em nossa Paróquia 14 Acampamentos diferentes, cada qual com o seu público, sendo que em todas as equipes de trabalho destes acampamentos, podemos notar a presença de vários Agentes Penitenciários, policiais militares e civis campistas que foram tocados por Jesus no Acampamento ASP.

Padre Wilson D.Lobo celebrando missa aos campistas do ASP

Fazer com que o campista permaneça fiel no seguimento de Jesus é sem dúvida o maior desafio. Para isso existe uma espiritualidade mensal para abastecimento dos campistas, para que tudo aquilo que viram, sentiram e aprenderam não seja deixado de lado. Esta espiritualidade existe também para que possam ter a oportunidade de exercerem sua fé na prática. Neste ano os campistas do 8º Acampamento ASP realizaram um Natal Solidário, que consistia na doação de gêneros alimentícios para posterior doação a algumas famílias carentes de nossa comunidade. Foram arrecadados aproximadamente 500 kg de alimentos mas também deixou feliz 12 famílias que tiveram um natal com alimento na mesa para saciar a fome.

Em 2011 foi criado o blog do Acampamento ASP, um canal que existe para que os campistas possam abastecer sua fé e rever através das fotos os amigos que moram mais distantes. O endereço é acampamentoasp. blogspot.com. br.

Neste ano, o 9º Acampamento ASP acontecerá nos dias 03,04 e 05 de Agosto no Centro de Formação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Presidente Venceslau/SP. Fica desde já o convite para que venham fazer e assim conhecer esta obra e também para que indiquem para aqueles que trabalham no segmento da segurança, para que venham fazer parte da família campista.

Foto dos campistas da tribo São Francisco, de malas prontas para retornarem

Foto da Missa de encerramento na Matriz Nossa Senhora de Fátima

Muitas vezes ouvimos católicos reclamando da posição da Igreja na defesa dos Direitos Humanos. A região de Presidente Prudente tem uma das maiores concentrações de Presídios do Pais. Aqui ,além dos presos, temos um trabalho junto aos Funcionários. Vale a pena conhecer. Você terá oportunidade para isto no XX Congresso do ECC, em julho, em Presidente Prudente."