XX Congresso Nacional do ECC terá Painel: “Famílias em Missão - Pastoral da Visitação”



EVANGELIZAR, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo.

“Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda a criatura!” (Mc 16,15)

A Igreja existe para evangelizar. Em meio às alegrias e esperanças, tristezas e angústias do ser humano de cada tempo, notadamente dos que sofrem (cf. GS, n. 1), ela anuncia, por palavras e ações, Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida (cf. Jo 14,6).

A Igreja no Brasil está empenhada em ser uma Igreja em estado permanente de missão, casa da iniciação à vida cristã, fonte da animação bíblica de toda a vida, comunidade de comunidades, a serviço da vida em todas as suas instâncias. Estes aspectos encontram-se inevitavelmente ligados, de tal modo que assumir um deles exige que se assumam os outros. Diante da perspectiva de uma evangelização eficaz, sempre confiando no mestre da vida que nos ilumina e nos fortifica na missão, queremos olhar à luz do documento de Aparecida nossas pequenas comunidades como local privilegiado da vivencia da fé.

Sendo elas um ambiente propício para a escuta da Palavra de Deus e para o exercício da vivencia da fraternidade, queremos nos inserir no contexto missionário indicado pelo documento e nos lançar à ação missionária.

Como Cristãos ousados no processo de evangelização queremos no exercício deste agir pastoral ter como foco principal de unidade com os nossos irmãos e irmãs da comunidade a visita.

Certo do grande gesto de ir ao encontro e se fazer um com as dores e alegrias daqueles que precisam de uma palavra amiga iluminada pela fé, precisamos ser missionários. E na função de Visitadores, no exercício de nossa missão, estaremos exercendo a mesma função que nossa senhora exerceu ao receber o anuncio do anjo, não se acomodou com a tamanha graça e foi ao encontro, visitar Izabel que por sua vez a saúda: “Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar”? (Lc, 43).

Diante da proposta de Aparecida o desafio é justamente realizar essa ação missionária nas comunidades, visando sempre à unidade e a formação de uma Igreja enquanto povo de Deus comprometida com a missão.

As visitas sistemáticas nos locais de trabalho, nas moradias de estudantes, nas favelas e nos cortiços, nos alojamentos de trabalhadores, nas instituições de saúde, nos assentamentos, nas prisões, nos albergues e junto aos moradores de rua, entre outros, são testemunho de uma Igreja samaritana. A pastoral da visitação pode dar maior organicidade e eficácia a este serviço e mais, estar atentos àqueles que assim como nós passam por “Noites Escuras”. Levaremos Deus que é a cima de tudo paz, amor e alegria, e movidos pelo Espírito deste anuncio divulgaremos esse Deus que é Luz que habita e transforma qualquer escuridão existente