XX Congresso Nacional do ECC


Realizou-se, nos dias 13, 14 e 15 de julho de 2012, no Campus da Universidade do Oeste Paulista – Unoeste, em Presidente Prudente (SP), o XX Congresso Nacional do Encontro de Casais Cristo, com o Tema: “Família, projeto de Deus” e o Lema: ”Prudente é o homem que edifica sua casa sobre a rocha”.

Os preparativos deste grandioso evento tiveram início já no ano de 2009 quando a Diocese de Presidente Prudente foi eleita para sediá-lo. Ao longo deste tempo vem sendo organizado e sonhado. Houve a mobilização das Equipes de Trabalho com envolvimento de numerosos casais e sacerdotes que se dispuseram buscar a concretização desta tarefa. Preparação material e, principalmente, espiritual movimentou toda a Diocese para, finalmente, receber o Brasil inteiro e assim,sob a luz do Espírito Santo, tornar-se realidade.

Participaram do XX Congresso Nacional do ECC: 03 Arcebispos, 20 Bispos, 213 Padres, 40 Religiosos e Religiosas e 310 Casais, vindos das 255 (Arqui)Dioceses do Brasil.

Durante o evento, os congressistas assistiram a palestras formativas, estudaram temáticas envolvidas com o encontro e conheceram projetos desenvolvidos pela Igreja, apresentados em forma de painéis simultâneos. Participaram de diversos Círculos de Estudos, não faltando também momentos de espiritualidade, troca de experiências e confraternização. Percebeu-se um elevado nível de aproveitamento por parte dos congressistas.

Para o Bispo Diocesano de Presidente Prudente e atual Assistente Eclesiástico Nacional do ECC, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, o congresso foi muito rico e concluído com êxito. “Deus providenciou tudo da melhor forma possível, principalmente em relação ao local, que foi muito propício. O congresso é fruto da graça de Deus, da dedicação e carinho das paróquias, padres, dioceses e da família de Presidente Prudente”.

A equipe dirigente do congresso, formada por cinco casais, acredita que o evento ultrapassou as expectativas. O casal coordenador geral, que integra a equipe dirigente, credita o sucesso ao entusiasmo e comprometimento da equipe de trabalho. “A equipe trabalhou de modo harmonioso, todos com muita dedicação e alegria”, comentou o Casal Coordenador Geral Gerson e Cristina. A espiritualidade dos casais e a doação de cada um, tanto no sentido pessoal quanto no aspecto material levaram ao pleno sucesso do evento.

Na noite do sábado, no espírito do Jubileu da Diocese e da realização do XX Congresso, apresentou-se na Praça do Povo em Presidente Prudente, o Padre José Fernandes de Oliveira, conhecido como Zezinho que subiu ao palco às 20 horas. O convite foi feito pelo Assistente Eclesiástico Nacional e Bispo Diocesano Dom Benedito Gonçalves dos Santos. Não foi apenas um show, mas também uma fervorosa pregação ressaltando os valores da família cristã.

Durante o Congresso reuniu-se a Assembléia Nacional do ECC, organismo que tem a missão de estudar e votar alterações das diretrizes do ECC (Documento Nacional) e também aprovar a sede do próximo Congresso Nacional que será em Belo Horizonte (MG) em 2016.

O que é o Congresso Nacional do ECC? O Congresso Nacional do Encontro de Casais com Cristo visa dar continuidade ao serviço que o ECC presta à Igreja e ao aprimoramento de seus Dirigentes. Os conteúdos nele apresentados abrangem as três Etapas do ECC, as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, a formação evangélica e pastoral e o compromisso na transformação do mundo em que vivemos. Realizam-se, periodicamente, a cada quatro anos (anos pares), em cidades que são escolhidas, por votação, nas Assembléias Nacionais, dentre aquelas que se candidatarem a sediar esses Congressos.

Vejam algumas fotos.

Assistem ao vídeo da missa de encerramento: acesse o link: http://www.youtube.com/watch?v=BgZdfajUojg

Plenária no segundo dia

Saceredotes partipam da Missa de abertura

Plenária no sábado

Representantes da Arquidiocese de Belo Horizonte

Dom Benedito preside a Santa Missa

Dom Benedito em sua homilia na missa de encerramento

Missa de Encerramento