4º Encontro para Diretores Espirituais Regional Nordeste 2


O Conselho Regional Nordeste 2 realizou os dias 24 e 25 de outubro no Centro Pastoral Monte Carmelo, na cidade de Petrolina, Diocese de Petrolina – PE, o 4º Encontro para Diretores Espirituais do Encontro de Casais com Cristo com a participação de 130 sacerdotes representando 18 das 21 dioceses dos estados de Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, onde o ECC está implantado. Esteve presente também na formação o Casal Regional Washington e Miriam.

Após a liturgia inicial o acolhimento foi feito por Dom Manoel, Bispo diocesano de Petrolina onde o mesmo falou sobre a grandeza deste momento para o Regional e a benção que o ECC traz às famílias. No início dos trabalhos o casal Regional apresentou a pauta que foi aprovada por todos.

Em clima de muita alegria, Dom Manoel, bispo diocesano de Petrolina, Dom Egídio, bispo diocesano de Afogados da Ingazeira, Cônego Everaldo diretor espiritual regional e Dom Benedito Gonçalves dos Santos, Assistente Eclesiástico Nacional acolheram a todos, desejando que este momento tão inspirador encha de bênçãos e graças todos os padres de nosso regional.

Dando continuidade aos trabalhos, Dom Benedito falou sobre “Objetivos Pastorais do ECC”, apresentando o serviço-escola ECC, suas etapas e finalidades e comentou sobre a importância da obediência ao Documento Nacional.

Em sua palestra “Equipe dirigente de 1ª Etapa e atribuições do diretor espiritual”, Cônego Everaldo Diretor Espiritual do Regional Nordeste 2, falou da importância do diálogo gerando um melhor relacionamento entre os casais e diretor espiritual como fundamental para o serviço ECC na paróquia.

O primeiro dia de atividades terminou com a celebração da Santa Missa presidida por Dom Benedito e concelebrada por Dom Manoel e Dom Egídio. Após a Missa foi servido o jantar finalizando a noite com uma apresentação cultural para todos os participantes.

No segundo dia o casal Regional Nordeste 2, Washington e Miriam falou sobre “Como implantar o ECC na Paróquia” e “Dados Estatísticos do Regional”. Foram realizados “círculos” com o estudo das funções da equipe dirigente, Cap. III itens 3, 4, 5, 7 e 9, como também sobre o relacionamento entre o diretor espiritual e casais da equipe dirigente.

Depois dos estudos foi feita a partilha dos resultados e uma conversa aberta, mediada pelo diretor espiritual regional e o casal regional que foi muito motivadora e de imensa riqueza para todos. Estes encontros fortalecem o Regional Nordeste 2 e imprimem a marca do serviço-escola do ECC - Encontro de Casais com Cristo.

O encerramento do encontro foi feito por Dom Egídio que agradeceu a presença dos mais de 130 sacerdotes e pela grande partilha no Regional; depois da avaliação foi servido um almoço com a confraternização de todos os presentes.

_dsc0165 _dsc0151 _dsc0146 _dsc0136 _dsc0132 _dsc0128 _dsc0117 _dsc0113