Arcebispo Dom João Braz de Aviz celebra a última missa na cidade


Dom João viaja nesta segunda-feira (14) para assumir o cargo de prefeito no Vaticano, em Roma. A última missa contou com autoridades e fiéis das 128 paróquias do DF.

Todo o clero brasiliense participou da missa de despedida de Dom João Braz de Aviz. Antes da celebração, ele recebeu a equipe de reportagem e lembrou do trabalho em Brasília. “Eu fui um bispo que andei muito, que estive muito nas paróquias e trabalhei muito para buscar um conjunto”, fala.

O religioso foi o último a entrar na igreja e, logo, cumprimentou as autoridades. Com cânticos e orações, a missa foi cercada de emoção. “Com certeza Deus o está levando para Roma para essa nova missão, assim como Brasília”, diz a servidora pública, Lúcia Machado.

Um casal fez questão de demonstrar gratidão ao arcebispo. “Que Dom João, seja muito feliz na nova missão, que nós vamos continuar rezando por ele”, fala a auxiliar administrativa Francisca de Fátima Rocha.

A catedral ficou lotada. Fiéis, das 128 paróquias do Distrito Federal, assistiram à celebração. A cerimônia, que durou mais de duas horas, teve homenagens ao arcebispo, que recebeu flores e presentes.

Dom João Braz de Aviz foi nomeado arcebispo de Brasília em janeiro de 2004. Foram sete anos a frente da arquidiocese da capital. Agora, ele segue para Roma, onde será um dos principais assessores do Papa Bento XVI.

Dom João vai assumir o cargo de prefeito da congregação para os institutos de vida consagrada e vida religiosa, no Vaticano. “Vou trabalhar com os religiosos e as religiosas do mundo inteiro, são mais ou menos um milhão de pessoas, consagradas. Vou também, digamos, estar perto do Papa para assessorar-lo. O nosso serviço será um serviço de assessoria, de ajuda, para que o ele possa desenvolver os projetos que ele tem nesse campo dos religiosos”, explica Dom João Braz de Aviz.

Raquel Porto Alegre