35ª Assembléia Geral da Pastoral Familiar


Nos dias 17,18 e 19 de junho de 2011 foi realizada em Brasília a 35ª Assembléia Geral da Pastoral Familiar. O evento contou com a presença de 15 Regionais da Pastoral Familiar. Teve início com a Celebração Eucarística presidida por Dom João Carlos Petrini, Bispo de Camaçari/BA e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB.

Participaram ainda as lideranças dos diversos movimentos e serviços da Igreja. O Encontro de Casais com Cristo-ECC foi representado pelo Casal Joaquim e Aparecida da Secretaria Nacional do ECC .

Dom Petrini, em seu momento de formação, enfatizou a necesssidade de os agentes da Pastoral Familiar se prepararem para enfrentar a realidade de um mundo cada vez mais secularizado. Indicou que os documentos da Igreja como Familiaris Consortio, Aparecida, Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, podem ajudar. Destacou as linhas prioritárias da Pastoral Familiar para os próximos anos: “fortalecer a família no contexto social, cultural de hoje, dando mais visibilidade pública à família”; “ criar espaços para que todas as famílias possam ser alcançadas pela ação pastoral” através de grupos de famílias para rezar, festejar, criar comunidade de fé e ajuda. Disse ainda que: “ a Igreja está em um momento fantástico como não se vê há muito tempo, mais rica e admirável, mas é preciso uma ação concreta numa visão religiosa da vida; o sacramento do matrimônio não é um acessório que melhora um pouquinho a vida, mas algo fundamental”.

Padre Bento, assessor nacional da Pastoral Familiar abordou o tema: Pastoral Orgânica e Pastoral Familiar como colaboradora da ação evangelizadora da Igreja.

Alguns eventos e iniciativas foram destacados:

a) Escola de Família – serviço de grupos iniciado em Salvador, com o apoio das Equipes Dirigentes do ECC .

b) Escontro Mundial das Familias – Milão/Itália, 30 maio a 03 de junho de 2012. Tema: A Família: O Trabalho e a Festa.

c) XIII Congresso da Pastoral Familiar - Belo Horizonte/MG, 19 a 21 de agosto de 2011. O ECC, juntamente com as Equipes de Nossa Senhora, vai colaborar na acolhida dos participantes.

Algumas fotos da 35ª Assembléia Geral da Pastoral Familiar: