XVII CONGRESSO DA REGIÃO NORTE 21/08/2021 – Manaus/AM


Aconteceu no dia 21 de agosto de 2021, nas dependências do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, na arquidiocese de Manaus o XVII CONGRESSO DA REGIÃO NORTE, e teve como tema: ECC – 50 anos de júbilo e missão a serviço da Família, Lema: Serviço da Evangelização na Amazônia e no cuidado com a casa comum, pela força do Espírito Santo (Rm 15, 19).

O Congresso foi realizado de forma on-line, pela plataforma Youtube e contou com a participação de toda a Região Norte com os seus 4 regionais, a saber: Regional Norte 1 (Amazonas e Roraima), Regional Norte 2 (Pará e Amapá) Regional Norte 3 (Tocantins, norte de Goiás, sudeste do Pará e nordeste de Mato Grosso) e Regional Noroeste (Acre, Rondônia e parte do Amazonas). De forma presencial estavam as Equipes: Dirigente; Animação; Alimentação; apresentação; Diretor Espiritual - Pe. Graciomar Gama e casal regional Norte 1 - Júnior e Sandra; Diretor Espiritual do Congresso e Arquidiocesano de Manaus - Pe. Ângelo; casal Arquidiocesano - Danilo e Silvia; casais Jorge e Meire e Francisco e Terezinha, ambos do regional Norte 2. Também tivemos a grata satisfação de contar com a presença do Arcebispo metropolitano de Manaus Dom Frei Leonardo Steiner.

Do mesmo modo, registramos com alegria a participação, em forma remota, de Dom Adair José Guimarães, Assistente Eclesiástico Nacional do ECC e dos casais da Secretaria Nacional Eddie e Maria Luiza e Acaiaba e Eliene.

Com o objetivo de animar e fortalecer o chamado de Cristo para a missão com as famílias, podemos destacar nesse congresso a partilha dos palestrantes que com muito zelo e amor animaram ainda mais nossa caminhada no ECC. O Pe. Graciomar Gama Fernandes fez memória a presença do ECC na Região Norte nesses 50 anos, mostrando o início do serviço-escola em cada regional. Foi bonito ver a caminhada do ECC nessa imensa região e os desafios para implantá-lo em cada regional. Dom Leonardo Steiner em sua fala deixou registrado a importância de fazermos um caminho juntos como um serviço dos seguidores de Jesus. Nesse sentido, motivou a todos para a vida de oração, pois a oração cria proximidade e, portanto, através do amor do casal que reza, Deus se torna presente. O casal arquidiocesano de Palmas, Iranilson e Alair, partilhou em seu testemunho que após vivenciarem o ECC, a Bíblia foi aberta em suas vidas e dela fizeram o alicerce de sua família. O Pe. Amarildo Luciano falou da alegria e do amor na missão e enfatizou que o Encontro de casais é com Cristo, e que não estamos sozinhos na missão, pois o próprio Jesus nos disse: “eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos.” (Mt 28, 20). Nosso assistente eclesiástico nacional, Dom Adair José Guimarães, abordou o tema: “eu e minha casa serviremos ao senhor”. Com esse tema nos motivou a enfrentarmos os desafios nos dias de hoje com uma viva fé cristã e que o ECC precisa sair em ação para levar esse amor de Jesus aos corações das pessoas.

Portanto, o XVII CONGRESSO DA REGIÃO NORTE, em comunhão com todo o conselho nacional e no contexto das comemorações do jubileu do ECC, comemora as maravilhas e as graças desse serviço escola, fortalecendo e animando a caminhada dos casais na evangelização das famílias.

Pe. Graciomar Gama Fernandes, Diretor Espiritual e o casal regional Norte 1 , Júnior e Sandra, agradecem a toda Equipe Dirigente e ao Pe. Ângelo, Diretor Espiritual pela bela organização e realização do XVII Congresso da Região Norte, bem como fez memória ao Pe. Nelson Taffarel, por sua valiosa contribuição que acompanhou com muito empenho o início dos trabalhos. Ao casal Arquidiocesano de Manaus, Danilo e Silvia pela bela articulação do conselho Arquidiocesano e de todas as paróquias no acolhimento deste importante evento. Agradecimentos especiais a todos os Diretores Espirituais e casais Regionais que compõe a Região Norte pela contribuição para a realização do Congresso e deixam seus legados em tão valiosa missão, aos novos Diretores Espirituais e casais regionais boas-vindas e desejos de uma abençoada e profícua missão.

Sediará o XVIII Congresso da Região Norte em 2025 a Arquidiocese de Belém/Pará.

Nesse XVII Congresso encerram-se as comemorações pelos 50 anos do ECC, rendendo homenagens a todos casais ou membros das famílias que perderam a batalha para a Covid-19 e partiram para a eternidade. Que estejam contemplando a face misericordiosa de Deus.

VIVA O ECC!!!

CREMOS NA VIDA, CREMOS NA FAMÍLIA!

Participação dos Congressistas On-line

Participação dos Congressistas de forma presencial

Diretor Espiritual do Congresso Padre Ângelo e o Casal Coordenador Geral Casal Ananias e Katia

Entrega da Pasta à Arquidiocese de Belém, Próxima sede do Congresso da Região Norte

Homenagem aos Casais que perderam a Batalha para o Covid 19

Pe Graciomar, e o Casal Junior e Sandra do Regional Norte 1 e o Casal Jorge e Meire do Regional Norte 2

Diretores Espirituais e Casais da Região Norte