Família Diocesana, Tu és primeira responsável pelos valores do Reino!



O irmão,
Dom José Lanza Neto
Bispo Diocesano de Guaxupé

Numa decisão corajosa, o Setor Famílias avança em vista da implantação da Pastoral Familiar em nossa diocese. O caminho a ser percorrido é longo e exigente, suscitando atitudes claras e firmes.

Em primeiro lugar, procuraremos implantar o ECC (Encontro de Casais com Cristo) nas paróquias (em muitas ele já existe), nas quais os párocos estiverem dispostos a acolhê-lo. Para que isso aconteça, optamos que o ECC seja realizado levando em conta suas etapas, que são três. A primeira, o despertar do casal para a vida comunitária, paroquial e eclesial. A segunda, levar o casal a assumir “atividades da comunidade”: pastorais, movimentos, enfim, os diversos trabalhos. A terceira, o casal deverá atuar fora do ambiente paroquial assumindo mais a ação social. Tenhamos bem claro que o ECC, por ser um movimento, tem sua estrutura própria, vamos respeitá-la integralmente.

Partindo do último Seminário da Comissão para o Laicato Vida e Família, no Regional Leste II (27 a 29 de março, em Belo Horizonte), os casais presentes nos deram esperança, dizendo que o ECC é caminho seguro para implantação da Pastoral Familiar e que colheremos muitos frutos desta salutar experiência. Queremos fazer eco à voz do papa Bento XVI, na 5ª Conferência de Aparecida, quando nos disse: “Em toda diocese se requer uma Pastoral Familiar intensa e vigorosa para proclamar o Evangelho da Família, promover a cultura da Vida e trabalhar para que os direitos das famílias sejam reconhecidos e respeitados”.

Vale a pena conhecer a Pastoral Familiar mais profundamente! A Comissão Nacional da Pastoral Familiar está vinculada à Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Na esperança de que nossas famílias serão melhores e mais bem atendidas, apostamos nessa iniciativa do Setor Famílias.

Onde é que se vive melhor a vida comunitária senão na família? É na família que tudo é colocado em comum. Levaremos em conta as quatro metas principais da pastoral familiar: fazer da família uma comunidade cristã; fazer com que a família seja santuário da vida; resgatar para a família seu justo valor de célula primeira e vital da sociedade; tornar a família missionária e Igreja Doméstica.

Artigo publicado também no Jornal Comunhão, da Diocese de Guaxupé, edição de maio de 2009.