Pastoral da Sobriedade da Diocese de Presidente Prudente/SP é exemplo para o Brasil.


Se você vai participar do XX Congresso Nacional do ECC, conheça o trabalho da Pastoral da Sobriedade que será apresentado em forma de Painel.

Prevenir, intervir, recuperar, reinserir a pessoa na família e na sociedade e motivar a atuação política são as cinco frentes de trabalho da Pastoral da Sobriedade. O trabalho realizado por esse movimento da Igreja Católica na Diocese de Presidente Prudente será apresentado a católicos de todo o país durante o XX Congresso Nacional do Encontro de Casais com Cristo -ECC, evento que realizado em julho e vai divulgar outras 17 experiências bem sucedidas voltadas à melhoria da sociedade.

Vinte e três das 50 paróquias da Diocese de Presidente Prudente contam hoje com a Pastoral da Sobriedade. Oito são localizadas em Presidente Prudente: Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Carmo, São Lucas, Santo Antônio, São Francisco de Assis, São Judas Tadeu, São Pedro e São Paulo Apóstolo.

A Pastoral foi implantada no país em 1998, na 36° Assembléia Geral dos Bispos do Brasil, para responder ao aumento do uso de drogas. Hoje, além de ser voltada para os dependentes químicos, também ajuda a acolher pessoas com qualquer tipo de dependência, química ou não, seja manias, vícios, compulsões e principalmente os pecados.

As reuniões da Pastoral da Sobriedade ocorrem semanalmente e têm a duração máxima de duas horas. O ciclo dura aproximadamente três meses e meio e durante esse período são estudados 12 passos: admitir, confiar, entregar, arrepender-se, confessar, renascer, reparar, professar, orar e vigiar, servir, celebrar e festejar.

Casados há 27 anos, Agnaldo Souza Ribeiro Junior e Vera Regina Dias sabem muito bem o que é a dependência do álcool. “Eu bebi dos 14 aos 33 anos e há quinze anos fiquei internado aproximadamente seis meses em uma casa de recuperação, depois disso nunca mais coloquei uma gota de álcool na boca”, revela Agnaldo.

Há quatro anos, os dois coordenam a Pastoral da Sobriedade na Paróquia São Lucas, em Presidente Prudente. O depoimento de Agnaldo é um exemplo para quem ainda não conseguiu se desprender dos vícios: “a Pastoral é importante em minha vida porque me forçou a largar o cigarro, pois eu preciso dar o exemplo, e me dá forças para eu continuar firme, com equilíbrio, pois não posso dar chance, eu sei que ainda não posso com a bebida. E com certeza sem minha esposa Vera , eu não teria conseguido”.

Venha conhecer melhor as experiências da Pastoral da Sobriedade da Diocese de Presidente Prudente. São emocionantes os testemunhos das pessoas que conseguiram mudar de vida graças ao trabalho da Pastoral.