Mensagem de Páscoa de Frei Zito, Diretor Espiritual do ECC Regional Nordeste II


Mensagem de Páscoa de Frei Zito,
Diretor Espiritual do ECC Regional Nordeste II
(Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas)

Em abril de 2007

Passagem

... se é difícil ir ao túmulo, doloroso é vê-lo vazio.
É possível viajar pela via do sentimento humano, pelos segredos da paixão, pelo impulso do afeto e quem sabe, pela força do amor.
... lá jazia uma grande parte dos sonhos, do novo, da esperança...
Mulher é assim mesmo, cheia de mistérios, de dúvidas, de medo. Às vezes movidas pelo sentimento, próprio da sua natureza feminina.
Mas sua visão é real, não é uma alucinação, Ele não está mais aqui! Onde puseram o seu corpo? Porque e quem fez isso? Onde encontrá-lo?...
Creio que naquela mente sofrida, desesperada, abatida, se passavam muitas coisas, muitos fatos, e mais uma vez experimentava o pavor da perda, do abandono, do nada...
O que fazer? Correr, fugir, pedir ajuda, gritar para que todos ouçam, e ouvindo que façam alguma coisa, dêem uma resposta a todas as indagações que fluem daquela mente humana, fracassada pela ação brutal do humano, experimentada na dor e no sofrimento das vias traçadas pela chamada civilização que enaltece pra depois destruir, aniquilar, fazer desaparecer, descartar, para assim se ver livre do incômodo.
Corre Maria, corram Marias...
Fala Maria, falem Marias...
Grita Maria, gritem Marias...
Desabafa Maria, desabafem Marias... e digam: Ele não está mais aqui! Tiraram-no! Não sei onde está! ... Fracasso, tristeza, desespero,... é tudo que resta de um lindo sonho, de uma bela aventura de amor.
Mas a dinâmica da vida nos reserva surpresas que a razão humana, às vezes, desconhece.
A força da “unidade”, da “família” da “amizade” do “companheirismo” nos revela mistérios que antes ocultos nos mais remotos esconderijos do nosso ser. Mistério é assim mesmo... por isso que chamamos de mistério.
A dor, o medo, as frustrações devem ser partilhadas...
Nosso grito deve ressoar e atingir alguém...
A escuta deve mudar o comportamento de quem o ouve...
Ouvindo, faz surgir uma ação, mesmo que puramente instintiva e humana, talvez um pouco irracional.
Correr, correr, correr... é a dinâmica da existência humana e de todo planeta, ou melhor, de todo o universo.
Chegar e ver com os próprios olhos é o desejo humano, talvez limite da sua própria natureza. Mas sentimos a necessidade de tocar, sentir, provar mesmo que seja o gosto amargo da “vida” no momento da perda, da desilusão, do fracasso, da tristeza mais profunda atingindo de cheio o que temos de mais puro – a alma.
Esbarra o mais rápido, mas não entra. Tem medo da realidade, não se sente o maduro suficiente para enfrentar a questão, para vislumbrar tal fato, ainda tem dúvida no ocorrido, talvez haja um engano, fala a esperança no seu coração.
O outro tem o seu lugar... ninguém o tira... foi conquistado pela força do amor.
Robustez, audácia... por vezes parece a sua marca.
Chega e entra...
Constata, em parte.
Não é bem assim.
Pra tudo existe uma saída, fala a voz da consciência.
Ressoa em seus ouvidos uma voz serena... Ele não está mais aqui! É a vida...
É o fim, é o que resta, pó, cinzas... A vida não é estática, mas dinâmica. É o fim de uma história, de um tempo...
Todo fim abre as portas para um novo começo. É um Novo Tempo.
Das cinzas brota a Nova Vida, renasce a ESPERANÇA, é RESSURREIÇÃO.
Tem coisa que só é possível enxergar com o coração, com a alma, pelo sentimento.
Recomeçar é a dinâmica da vida. É a volta à Galiléia. É refazer o caminho. É perseverar naquilo que acredita. É lutar pela realização de um sonho. É correr em busca dos seus ideais... nada acabou... foi apenas uma página virada da história.
Eis a próxima página... cabe a nós escrevê-la para as gerações futuras. A certeza da fé nos diz: Ele está no meio de nós.
A força dinâmica e misteriosa que questiona ciência e cientistas, filosofias e filósofos, impérios e imperadores. Razões que a natureza humana desconhece, força misteriosa capaz de remover montanhas de sentimentos negativos e fazer surgir, do nada, planos de vida e de esperança.
É o NOVO e RENOVADOR atuando na vida dos crentes.
Muitos duvidam se Ele apareceu e os reencontrou na Galiléia, isso não importa, pois muitos duvidam também do meu amor por ele, mas só eu sei o quanto o amo, isso basta.
Vamos à Galiléia, começar tudo de novo e assim testemunhar essa novidade. ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS!

Feliz Páscoa Amigos e Amigas!
Fr. Zito.

abril de 2007.