1ª Formação para Diretores Espirituais do Encontro de Casais com Cristo do Regional Sul 1


"Permanecer firmes no caminho da fé, com segura esperança no Senhor. Aqui está o segredo do nosso caminho!" (Papa Francisco)

Nos dias 9 e 10 de maio no Seminário Santo Antônio, na cidade de Agudos, Diocese de Bauru - SP, o Conselho Regional Sul 1 realizou a 1ª Formação para Diretores Espirituais do Encontro de Casais com Cristo, com a participação de 66 sacerdotes representando 28 das 39 dioceses do estado de São Paulo onde o ECC está implantado.

Em clima de muita alegria, Dom Caetano Ferrari, bispo diocesano de Bauru, e Dom Benedito Gonçalves dos Santos, Assistente Eclesiástico Nacional do Encontro de Casais com Cristo, acolheram a todos, desejando um encontro com muitas bênçãos e graças. Participaram também da formação o casal Pedro e Edna, da Secretaria Nacional do ECC e o Casal Regional Carlos e Andréa.

Dom Benedito falou sobre "Objetivos Pastorais do ECC", apresentando o serviço-escola ECC, suas etapas e finalidades e comentou sobre a importância da obediência ao Documento Nacional.

Em sua palestra "Atribuições do Diretor Espiritual", Monsenhor Almir, Diretor Espiritual do Regional Sul 1, ressaltou a importância do Diretor Espiritual como mola mestra do serviço ECC na paróquia. Lembrou aos senhores padres que, conforme o Documento Nacional, o Diretor Espiritual é uma função desempenhada pelo pároco, ou por sacerdote da paróquia por ele designado, e comentou sobre as atribuições específicas desta função.

Edna, da Secretaria Nacional e Andréa do Regional Sul 1 falaram sobre "Equipe Dirigente de 1ª Etapa". Iniciando com a composição do Conselho Diocesano e Conselho Setorial, falaram das funções específicas da Equipe Dirigente de 1ª Etapa: Diretor Espiritual (citada por Monsenhor Almir), Casais: Fichas, Montagem, Palestra, Finanças e Pós-encontro.

Foram realizados grupos de estudo abordando os assuntos apresentados, cuja partilha dos resultados foi bastante enriquecedora a todos.

Como primeira, esta formação para diretores espirituais foi bastante proveitosa, com testemunhos até por parte dos próprios sacerdotes presentes. Nosso carinho e gratidão a todos os participantes, assim como às pessoas que se dedicaram, sem medir esforços, para que tudo acontecesse da melhor forma possível. Que Deus os abençoe!

Que o Espírito Santo nos conduza! ”

formacao-diretores-sul1-1

formacao-diretores-sul1-2

formacao-diretores-sul1-3Dom Caetano (Acima) em acolhida e Dom Benedito (abaixo) em uma de suas palestras

formacao-diretores-sul1-5

formacao-diretores-sul1-4

formacao-diretores-sul1-6Casal Pedro e Edna em acolhida pela Secretaria Nacional

formacao-diretores-sul1-7Um dos círculos de estudo (Acima) e conclusão do estudo (abaixo)

formacao-diretores-sul1-8

formacao-diretores-sul1-9

formacao-diretores-sul1-10