ENCONTRO DE FORMAÇÃO E APROFUNDAMENTO NO REGIONAL NORDESTE IV


Foi com grande beleza e ótima participação de sacerdotes e casais de todas as Dioceses do Regional Nordeste IV que realizamos o XV Encontro de Formação e Aprofundamento do ECC, na Diocese de Campo Maior-PI, nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro de 2012.

Juntos, trocamos experiências, refletimos e avaliamos nossa caminhada olhando para o futuro, acreditando que voltamos para nossas casas e trabalhos cheios de ardor e motivação missionária, buscando um crescimento como pessoas, como lideranças e como Dirigentes. Prontos para enfrentar os grandes desafios como mensageiros da Palavra de Deus, procurando fazer com que os objetivos pastorais do ECC sejam alcançados dentro da integridade, unidade e espírito deste Serviço - Escola.

Tivemos a belíssima e importante Palestra com Dom Eduardo Ziewsky , Bispo de Campo Maior, na abertura do Encontro, com o Tema: Família, assume o Projeto de Deus, tendo como fundamento o documento Verbum Domini, quando enfatizou a importância de conhecermos e vivermos a palavra de Deus, aqui e agora.

No sábado iniciamos com Dom Eduardo conduzindo a Liturgia da manhã com uma Leitura Orante.

Com o Tema “A conjugalidade à luz da Palavra de Deus”, Padre Julio César, vice-reitor do Seminário de Filosofia do Regional Nordeste IV, nos deu uma aula simples e profunda sobre o Sacramento do Matrimônio.

O Casal Zé Melo e Eugracilene da Arquidiocese de Teresina, proferiu a Palestra: “O Casal vivenciando a Palavra de Deus na Igreja e no Mundo”, dando ênfase na missão , dando testemunho de sua atuação no engajamento pastoral e compromisso social.

O Casal Regional Jailton e Norma apresentou o último tema: O ECC na Pós-modernidade, refletindo sobre os desafios da evangelização nos dias atuais evidenciando as orientações e disciplinas próprias do ECC, que quando normalmente cumpridas, ajudam na formação de casais, discípulos missionários de Jesus.

O Encontro seguiu-se também com Círculos de Estudos e com Painéis, com ênfase nas temáticas próprias do ECC, além de temas relacionados com a ação pastoral de nossa Igreja. Destacamos o nosso Diretor Espiritual Regional, Padre Gonçalo que apresentou o Painel “a Missão do Diretor Espiritual no ECC”. Esteve conosco em todos os momentos de preparação e realização do evento.

O Encontro encerrou-se com celebração Eucarística na Catedral de Santo Antonio, onde foi anunciado Oeiras-PI como a Diocese que sediará o XVI Encontro Regional, nesta mesma oportunidade, foi entregue aos casais da Dioceses de Picos-PI a Capelinha Missionária de Nossa Senhora Aparecida, dando continuidade a sua peregrinação rumo ao XX Congresso Nacional do ECC.

Que o Senhor fique sempre conosco, abençoando, protegendo e santificando nossas vidas e nossas famílias para bem assumirmos o seu Projeto.