35ª Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1


Nos dias 18, 19 e 20 de outubro foi realizada a 35ª Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 em Itaici, Indaiatuba (SP). O encontro reuniu cerca de 220 pessoas, entre Bispos, e entre eles Dom Raymundo Damasceno, Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB, padres e religiosas das Dioceses de todo o Estado de São Paulo, bem como leigos e leigas representando Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos do Regional. O Encontro de Casais com Cristo, como Serviço-Escola da Igreja atuando como um instrumento Evangelizador da Família através dos casais foi representado pelo Casal Regional Pedro e Edna. Dom Benedito Gonçalves dos Santos Assistente Eclesiástico Nacional do ECC esteve presente também nos trabalhos, porém como Bispo Diocesano de Presidente Prudente.

O tema central do encontro foi “Renovação da Paróquia” à luz dos Estudos 104 da CNBB “Comunidades de comunidade: uma nova paróquia” e à luz da Mensagem do Papa Francisco por ocasião de sua visita ao Brasil durante a Jornada Mundial da Juventude em julho pp.

Foram 14 grupos de estudos analisando e debatendo as questões propostas em relação ao tema e as respectivas sínteses apresentadas em plenário. Os resultados desses trabalhos formaram importantes “pistas” que contribuirão significativamente na conclusão da proposta.

Ao final do encontro Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal Arcebispo de São Paulo e presidente do Regional Sul 1 da CNBB fez uma síntese acerca da Renovação das paróquias no contexto da Nova Evangelização, lembrando colocações do Papa Francisco que destaca três pontos básicos:

  1. Testemunho dos que creem;

  2. Acolhida – acolher não significa estar apenas de braços abertos, mas sim ir ao encontro do outro;

  3. Esforço conjunto focado na essência: Jesus Cristo.