9º ENCONTRO DOS DIRETORES ESPIRITUAIS DO ECC NA ARQUIDIOCESE DE TERESINA.


Nos dias 01 e 02 de junho de 2011, esteve em Teresina/PI, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, Assistente Eclesiástico Nacional do Encontro de Casais Com Cristo – ECC para participar do 9º Encontro dos Diretores Espirituais do ECC da Arquidiocese de Teresina.

Na véspera do Encontro com os padres (quarta-feira à noite), Dom Benedito esteve reunido com mais de 150 casais das diversas Paróquias de Teresina, assim como casais das Dioceses de Campo Maior, Floriano e Picos, integrantes do Regional Nordeste IV, além de casais da Diocese de Caxias-MA, ( Regional Nordeste V), com a presença do Casal Regional Belo e Toinha. Dom Benedito relatou um pouco de sua caminhada como padre e da sua convivência com o idealizador do ECC, Padre Alfonso Pastore, destacando sua experiencia como Diretor Espiritual do ECC até tornar-se atual Assistente Eclesiástico Nacional.

Ao final do Encontro com os Casais, Dom Benedito agradeceu a todos pela acolhida e pelo convite, entregando a capelinha missionária de Nossa Senhora Aparecida ao Padre Gonçalo, Diretor Espiritual Nordeste IV, juntamente com o Casal Regional Jailton e Norma. a Capelinha é símbolo de união e de oração pelo XX Congresso Nacional do ECC que acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de julho de 2012 na Diocese de Presidente Prudente (SP). Todo o Brasil se unirá em oração através deste sinal visível em nosso meio. A Capelinha foi entregue ao Casal Arquidiocesano de Teresina, Manoel e Gracilene, dando início a visita missionária que deve percorrer todas as paróquias da Arquidiocese de Teresina e depois repassada às demais Dioceses do Regional NE IV.

O primeiro Encontro dos Diretores Espirituais do ECC aconteceu em 2003 buscando maior comunhão no serviço entre padres e casais, que se dá numa manhã, em reunião do clero dedicada especificamente ao ECC. Na época que iniciou tivemos o apoio indescritível de Dom Celso José e hoje continuamos a recebê-lo com o Arcebispo atual Dom Sérgio da Rocha. Esta experiência esta já foi partilhada em Congressos da Região e Nacional através de Painéis com grande aceitação.

Neste ano o Encontro aconteceu na Paróquia Nossa Senhora de Fátima com boa participação de padres, diáconos e dos bispos D. Sérgio e D. Celso. Participaram também padres de outras Dioceses do Regional Nordeste IV e ainda do Regional Nordeste V que vieram com o intuito de prestigiar a presença de Dom Benedito, e ao mesmo tempo vivenciar esta experiência e realizá-la também em suas dioceses. O Encontro foi esclarecedor de dúvidas sobre algumas questões, tais como o uso do Documento Nacional, critérios para casais participarem do ECC entre outras.

Como de costume, O Encontro foi encerrado com almoço de confraternização.