XVIII CONGRESSO DO ECC DA REGIÃO NORDESTE Feira de Santana 31/7 e 1/8


Coroando de êxito as inúmeras celebrações realizadas pelo Jubileu de Ouro do Encontro de Casais com Cristo, o Regional Nordeste III (Bahia e Sergipe) realizou, na Arquidiocese de Feira de Santana/BA, nos dias 31/07 e 01/08 do corrente ano, o XVIII Congresso da Região Nordeste.

O evento aconteceu de forma híbrida, com todas as atividades do Congresso transmitidas através da TV Geral, empresa de comunicação digital, tendo participado nesse formato, previamente inscritos, Bispos e Sacerdotes convidados, Casais e Diretores Espirituais (Arqui)Diocesanos e casais convidados.

Tivemos a participação presencial de um número reduzido de congressistas, seguindo todas as recomendações das autoridades sanitárias. Assim, contamos com a presença do nosso Assistente Eclesiástico Nacional, Dom Adair, dos casais Eddie e Maria Luíza e Acaiaba e Eliene, membros da Secretaria Nacional, dos Diretores Espirituais e Casais Regionais atuais e sucessores, pertencentes aos cinco regionais, e de Dom Zanoni Demettino Castro, Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana.

Como Padroeira do Congresso e da Arquidiocese de Feira de Santana, tivemos a intercessão de Senhora Sant’Ana, a avó de Jesus, cuja Capelinha peregrinou nas (Arqui)Dioceses dos Estados de Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão, após celebração de envio presidida por Padre Antonio Junior, Diretor Espiritual do Congresso.

O XVIII Congresso da Região Nordeste do Encontro de Casais com Cristo foi realizado sob a responsabilidade de Padre Jackson e do Casal Ivan e Dall, respectivamente Diretor Espiritual e Casal Regional Nordeste 3, tendo como Diretor Espiritual, Padre Antônio Fernandes Júnior e Coordenação Geral, o Casal Carlos e Ney, atual Casal Arquidiocesano do ECC em Feira de Santana-BA.

Foram palestrantes: Dom Adair; Dom Zanoni; Frei Mário Sérgio Souza OFMCap (Arquidiocese de Feira de Santana); Pe. Jaciel Bezerra (Arquidiocese de São Salvador da Bahia) e o Casal Flávio e Dida (Arquidiocese de São Salvador da Bahia).

Apresentaram os painéis: Pe. Dr. Gerson Pereira Figueiredo (Arquidiocese de Feira de Santana/BA) – tema: “NULIDADE MATRIMONIAL – PERGUNTAS E RESPOSTAS”; Teólogo Paulo Amâncio Pereira (Arquidiocese de Feira de Santana/BA) – tema: “FAZENDA DA ESPERANÇA: TRABALHO, CONVIVÊNCIA E ESPIRITUALIDADE”; Pe. Antônio Junior Diogo (Diretor Espiritual Regional Nordeste 5) – tema: “EM DEFESA DA VIDA: ABORTO, DESAFIO DA IGREJA” e o casal José Ubiraci de Araújo e Gleide Maria de Araújo (Bira e Gleide - Casal Regional Nordeste 2 - Diocese de Mossoró/RN) – tema: “O ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO NO PÓS PANDEMIA”.

Enfrentando com e determinação as limitações impostas pelos tempos desafiadores que estamos atravessando, usamos a tecnologia a nosso favor, para continuar nos abastecendo de Deus. Dessa forma, no percurso de preparação, as equipes de trabalho reuniam-se por videoconferência, com muita fé e determinação e tivemos a graça de contar com a participação de nosso Assistente Eclesiástico Nacional, Dom Adair, em momentos de espiritualidade de duas dessas reuniões.

Dentre as muitas atividades nesse evento, aconteceu também a Assembleia da Região Nordeste, onde houve a votação e aprovação da proposta de alteração do Documento Nacional, apresentação da Diocese de Crato/CE, para sediar o XIX Congresso da Região Nordeste em 2025.

A missa de encerramento, ápice do evento, foi presidida por Dom Adair e concelebrada por Dom Zanoni, juntamente com os Diretores Espirituais Regionais presentes.

Confira alguns momentos desse Congresso que nos deixou grandes ensinamentos, dentre eles, o de que, pela e perseverança, tudo é possível para Deus.

Fotos dos Diretores Espirutuais e Casais que participaram de forma Online do Congresso

Casal Carlos e Ney (Coordenador Geral), Pe. Jackson (Diretor Espiritual Regional Nordeste 3), Dom Adair (Assistente Eclesiástico Nacional) e Dom Zanoni (Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana/BA), Pe. Antônio Fernandes Júnior (Diretor Espiritual do Congresso), Ivan e Dall (Casal Regional Nordeste 3)

Charles e Elciane, Pe. Jodeclan (Casal e Diretor Espiritual Regional Nordeste 3 eleitos), Ivan e Dall (Casal Regional Nordeste 3)

Dom Adair, Dom Zanoni e Diretores Espirituais na Missa de Encerramento

Participantes do XVIII Congresso da Região Nordeste