Acampamento Católico


Esta experiência será apresentada, em forma de painel, no XX Congresso Nacional do ECC

Se sua comunidade precisa de um novo impulso e um novo ardor na evangelização, experimente o Acampamento Católico!

Os acampamentos católicos nasceram a partir do pedido do então Papa João Paulo II que solicitava à Igreja um novo ardor na Evangelização. Em 1983 João Paulo II apela e convoca todo batizado para uma grande pescaria. Esse empreendimento é denominado Nova Evangelização e é destacado na encíclica Redemptoris Missio de Dezembro de 1990.

O Papa explicou como deve ser esta Nova Evangelização:

NOVA EM SEU ARDOR: o melhor evangelizador é o santo, aquele que, no Espírito Santo, conformou a sua vida à de Jesus Cristo, o primeiro evangelizador. Por isso tem o mesmo ardor de Cristo.

NOVA EM SEUS MÉTODOS: metodologia atual, eficaz, criativa e pedagógica, sob a ação do Espírito criador.

NOVA EM SUA EXPRESSÃO: uma linguagem próxima das realidades culturais de hoje.

Assim, dentro do projeto Evangelização 2000, surgiram os acampamentos que propunham um retiro, ou melhor, uma retirada da correria do dia-a-dia para que os participantes permitissem um tempo de interiorização e uma experiência especial com Deus a partir do anúncio do querigma, porém, em um ambiente de contato com a natureza e com uma programação inteligente e dinâmica.

Em Gen. 32,1s lemos: “Jacó prosseguiu seu caminho e encontrou uns anjos de Deus. Ao vê-los, exclamou: É aqui o Acampamento de Deus! Por isso deu aquele lugar o nome de Maanaim.” O Senhor nosso Deus, Amor e Bondade, prometeu nesta ocasião que, onde quer que se realize um acampamento Dele, muito tempo antes seriam enviados seus anjos para a proteção e guarda daquele local. A cada Acampamento realizado vamos tendo mais certeza e experiências fabulosas do cumprimento da promessa do Pai.

Sendo assim a proposta principal do acampamento é conduzir cada participante a uma viagem interior e individual, levando-o a fazer uma análise das áreas afetiva, familiar, profissional e em todos os ambientes que se relaciona, inclusive consigo mesmo. À medida que os desafios e partilhas vão proporcionando essa auto-análise, o querigma vai sendo anunciado através de breves palestras e fortes testemunhos que dão vida e referência ao Amor de Deus, ao reconhecimento do Pecado, à necessidade da Fé e Salvação, à abertura ao Espírito Santo e à vida em Comunidade. Os momentos de oração, de louvor e da experiência do amor entre as pessoas vão completando o clima de abertura que proporciona curas e restaurações, além de fortes propósitos de mudança de vida.

O acampamento católico requer um espaço e uma estrutura adequada para o seu desenvolvimento, porém tudo deve ser feito com a simplicidade que é característica principal de um “camping”: barracas, natureza, banheiros e refeições coletivos, cuidados com limpeza dos locais, organização, obediência a horários e respeito ao próximo. As atividades são fundamentadas em desafios físicos que são enfrentados em equipes, chamadas de tribos. Cada desafio provoca reações e comportamentos que na seqüência são analisados em ricas partilhas.

No Brasil o acampamento tem pouco mais de 15 anos, teve inicio no Rio de Janeiro, depois foi para Belo Horizonte e a para região de Presidente Prudente, de onde teve um grande impulso, atingindo Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do sul, e alguns estados do Nordeste. Os resultados de mais de uma década realizando acampamentos em diversas paróquias de nossa diocese são inúmeras famílias restauradas, casamentos levantados, abandono de drogas e vícios, curas físicas, afetivas, psicológicas e espirituais, além de comunidades fortalecidas e muito mais leigos engajados nas obras e no dia-a-dia da Igreja.

Atualmente a diocese realiza ainda os seguintes acampamentos: Acampamentos Mirim, Acampamentos FAC, Acampamentos Joam, Acampamento Juvenil, Acampamento Sênior, Acampamento Máster, Acampamento Família, Acampamento de Professores, Acampamento de Noivos e Acampamento de Casais.

Se sua paróquia ou diocese precisa de um novo impulso e um novo ardor na evangelização, não hesite em incluir no calendário o acampamento católico!