Carta Regional Sul IV


Dom Benedito Gonçalves dos Santos

Assistente Eclesiástico Nacional do ECC

Presidente Prudente/SP, 07 de março de 2016.

O Encontro de Casais com Cristo, serviço/escola para evangelizar a família, nos últimos anos deu um grande salto de qualidade e quantidade, fruto da formação e missionariedade dos Diretores Espirituais e Casais que vivenciaram este serviço e hoje, ciente da vocação de discípulos missionários, se colocam a serviço do Reino de Deus, procurando ser uma ponte, isto é, levarem outros casais a também encontrarem com Cristo, para que libertos e iluminados, testemunhem com alegria o rosto da misericórdia divina em todo agir pastoral.

A cada dia, novas dioceses e paróquias abrem suas portas para acolherem o serviço/escola do ECC, por ser o mesmo, um meio eficaz de cativar e formar casais para que, como “sal da terra e luz do mundo”, dê sabor divino às realidades terrenas.

Nesse campo de formação e missionariedade, após muito tempo o Estado de Santa Catarina, regional Sul IV, sempre bebeu desse alimento através do Regional Sul III - Rio Grande do Sul, que com grande zelo, carinho, amor e ardor missionário, jamais mediu esforços para que o ECC cada vez mais, em terras catarinenses criasse raízes e frutificasse, alicerçando conforme a espiritualidade própria do ECC e as normas contidas no Documento Nacional. Como um grão de mostarda, tornou-se uma árvore frondosa, capaz de abrigar pássaros em seus ramos.

Assim, na última (68ª) reunião do Conselho Nacional do ECC, realizada em Joinville/SC, dias 26 a 28 de fevereiro de 2016, a primeira a realizar-se em terras catarinenses, após oração e reflexão, resolvi reunir a Secretaria Nacional, o diretor espiritual e casal regional Sul III e IV, com Exmo. Revmo. Dom Irineu Roque Scherer, Bispo Diocesano de Joinville, o diretor espiritual Pe. José Fernando Manguer e o casal diocesano Paulo e Silvia; Joinville é a Diocese do Estado de Santa Catarina que tem maior número de paróquias com ECC implantado, cerca de 70% do estado, e relatei-lhes o nosso ardente desejo de emancipar o ECC no regional Sul IV, pois a cada dia estava mais convicto que a Diocese e o regional têm toda estrutura necessária para que o serviço/escola ECC caminhasse com suas próprias pernas; e que a emancipação do regional muito iria favorecer e fortalecer o crescimento qualitativo e quantitativo no regional.

A proposta foi imediatamente acolhida pelo Bispo Dom Irineu, que abençoou e pediu ao diretor e casal diocesano que abraçassem aquela sublime missão, pelo bem da Igreja catarinense; estes pediram um tempo para oração e discernimento diante de tão nobre missão. Dentro de poucos dias, a exemplo da Virgem Maria e de São José responderam sim.

Assim, neste último final de semana, dias 05 e 06 de março, na cidade de Estância Velha/RS, Diocese de Novo Hamburgo, reuniu-se extraordinariamente o diretor e casal regional Sul III e IV, com os casais e diretores diocesanos de Caçador, Chapecó, Joaçaba e Joinville, onde analisaram, refletiram e aprovaram a emancipação do regional Sul IV, elegendo como diretor e casal regional o Revmo. Padre José Fernando Manguer e o casal Paulo e Silvia, ambos de Joinville.

Ao regional Sul IV, as Dioceses de Caçador, Chapecó, Joaçaba e Joinville, e as paróquias que tem ECC implantados, em nome do Conselho Nacional, desejam uma rica e fecunda missão.

A toda família ECC apresento votos de uma “Feliz Páscoa”, e até o XXI Congresso Nacional, a realizar-se dias 22 a 24 de julho, em Belo Horizonte/MG, e ao Conselho Nacional, até a próxima reunião a realizar-se dias 21 a 23 de outubro, em Maceió/AL, quando pela primeira vez, todos os regionais segundo a divisão da CNBB terão um diretor e um casal regional participando, o que sem dúvida alguma mostra a grandeza, a riqueza e a vitalidade do serviço/escola ECC.

Deus que nos conduziu até aqui, haverá também de nos conduzir até a páscoa definitiva.

Contem com minhas orações, assim como eu também conto com as orações de toda a família ECC.

Fraternalmente, em Cristo Jesus,

DOM BENEDITO GONÇALVES DOS SANTOS

Bispo Diocesano de Presidente Prudente e

Assistente Eclesiástico Nacional do ECC