A FAMÍLIA FOI ÀS RUAS NA CIDADE DE MONTES CLAROS


Abrindo a Semana Nacional da Família desse ano, a família foi às ruas, atendendo o apelo do Papa Francisco. A caminhada da família cristã, na defesa dos seus valores, foi um evento espetacular: desfilando pelas ruas centrais de Montes Claros(MG), crianças, adolescentes, jovens, casais, pessoas solteiras, adultos , idosos e religiosos, portando faixas com inúmeras expressões sobre os valores da família. A passeata que saiu da Praça Pio XII, teve como ponto de partida uma concentração animada por cantos e exortações, testemunho de casais e jovens e animação de vários padres.

Não foi uma manifestação como as outras que estão acontecendo por todo o Brasil, com reivindicações e protestos. Foi uma manifestação pacífica, já programada há bastante tempo, com o intuito de mostrar, nesta SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA, os valores da família, sua esperança em que o mundo será melhor se os filhos forem educados na fé, se os pais se amarem e se houver diálogo, respeito mútuo e oração familiar.

A família foi às ruas para testemunhar que o amor familiar cristão é o próprio amor de Cristo manifestado.

Nas várias faixas, vimos afirmações de que a Família é santuário da vida, é Igreja doméstica, é a base da sociedade e que tem como modelo a família de Nazaré, Jesus, Maria e José.

Todos somos família, todos viemos de uma família. Foi emocionante ver jovens carregando faixas com inúmeros dizeres, como: “Cremos na vida, cremos na família”; “Família, fonte de amor e fé”; “Bote fé, bote esperança, bote amor” (Papa Francisco); “Educar com amor, educar com fortaleza e docilidade de alma”; “A verdadeira família cristã é aquela em que os pais transmitem a vivência da fé a seus filhos e juntos praticam os mandamentos da Igreja em seu lar”; “Família, projeto de Deus”.

Foi emocionante vermos, ao percorrer o trajeto da caminhada, pessoas que se encontravam nas ruas e nas lojas, cantarem juntos com aqueles que estavam na caminhada, muitos aderindo e entrando nela, dando vivas e engrossando as fileiras em favor da família, acreditando em seus valores.

A família foi criada por Deus desde o princípio do mundo e foi confirmada por Cristo pela sua própria vinda ao mundo, encarnando-se no seio da família de Nazaré.

Foi um sucesso a iniciativa da Pastoral Familiar e do Encontro de Casais com Cristo da nossa Arquidiocese. O encerramento deu-se em frente à Matriz de Nossa Senhora e São José, com a celebração eucarística presidida pelo Arcebispo de Montes Claros Dom José Alberto , concelebrada por vários sacerdotes.