XXII Congresso Nacional do ECC


O XXII Congresso Nacional do ECC, realizado entre os dias 12 e 14 de julho de 2019, em Brasília, Distrito Federal, contou com a presença de mais de 200 sacerdotes de todo o Brasil, vários bispos, do cardeal Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, e do núncio apostólico do Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, que é representante do Vaticano no Brasil.

Dom Giovanni ficou muito bem impressionado com a presença de tantos sacerdotes na celebração que presidiu no sábado de manhã.

Ele destacou que o ECC está entre os serviços da Igreja presente em todas as dioceses brasileiras, contribuindo para a formação de igrejas domésticas. “Vocês podem ajudar Deus a realizar o seu sonho”, afirmou.

O núncio disse ainda que é preciso que as pessoas dediquem um pouco mais de seu tempo para que a convivência com Deus e a família tenha mais qualidade. “A família deve anunciar o amor de Deus através de gestos diários”.

A palestra de encerramento do congresso, no domingo, coube a dom Adair José Guimarães, que fez um pronunciamento contundente, sem meias palavras. Para ele, a nossa sociedade “espiritualmente doente”, o que classifica como “esterilidade espiritual”.

Segundo dom Adair, o que está por trás desta situação é a cultura do descarte que afeta a vida da Igreja e das famílias. “Os tempos são de incertezas e de muitas inconsequências”, definiu.

Dom Adair acredita, porém, que o ECC pode dar a sua contribuição para mudar esta realidade. “O ECC é um mistério da evangelização, a luta do bem contra o mal deve ser o foco do ECC”, resumiu.

 

Outros detalhes

Ainda na sexta-feira, dia 12, houve a proclamação do ano Jubilar dos 50 anos do ECC pelos Arautos do Evangelho e o lançamento do selo comemorativo dos 50 anos do ECC, com a presença de representantes da diretoria dos Correios.

O XXII Congresso Nacional do ECC contou com a presença de mais de mil representantes de todos os regionais da CNBB, entre sacerdotes e congressistas.

A organização reuniu 300 casais nas equipes de trabalho e mais de 400 famílias de todos os cantos do Distrito Federal hospedaram os congressistas em suas residências.

Foram ministradas cinco palestras, sendo uma explicativa sobre o tema e o lema do congresso, três sobre as etapas do ECC e a palestra de encerramento com Dom Adair.

Ao final do Congresso foi anunciado o local da sede do XXIII Congresso Nacional que acontecerá em julho de 2023 na cidade São Luiz no estado do Maranhão.

O Congresso teve como tema “ECC: Evangelização, Formação e Missão, a Caminho dos 50 anos”, e o lema “Ide e fazei discípulos meus” (Mt 28, 19)

O primeiro Encontro de Casais com Cristo aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de julho de 1970 na Paróquia Nossa Senhora da Pompeia, em São Paulo, e logo se expandiu para todo o Brasil. No ano passado, houve a implantação do ECC em Montreal/Canadá.

Ao todo, quase 3 milhões de casais já vivenciaram o encontro.

Plenário no auditório do Colégio Militar de Brasilia

Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanni D’Aniello

Dom Waldemar Passini Dalbello – Bispo de Luziânia -  Presidente do Regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

Dirigentes do ECC de São Luiza do Maranhão recebendo o Manual de Orientações do Congresso Nacional

Dom Adair José Guimarães como Bispo da Diocese de Formosa – Goiás e Assistente Eclesiástico Nacional do ECC

Auditório do Colégio Militar de Brasília