1º Peregrinação Nacional em Favor da Família 24/05/2009 - Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida
  
 
 ORAÇÃO PARA A PEREGRINAÇÃO NACIONAL EM FAVOR DA FAMÍLIA
 Abençoai, Pai Santo, por vosso Filho amado e o Espírito Consolador, a  Peregrinação Nacional em Favor da Família ao Santuário de Aparecida. Maria, Mãe da Igreja, ajudai-nos a ser fiéis defensores da família,  ninho do amor, berço da vida e de vocações, igreja doméstica e tesouro  dos povos. São José, guardai nossas famílias no amor, na alegria, na paz e na  missão, para que toda a humanidade seja uma grande família e o mundo uma  casa de irmãos. Sagrada Família, Rogai por nós.
 Amém.
 O QUE SERÁ ESTA PEREGRINAÇÃO
 O Santuário de Aparecida
 A cidade de Aparecida, localizada na região do Vale do Paraíba, a 168 km  de São Paulo, possui 36 mil habitantes e foi escolhida para acolher a  Peregrinação Nacional em favor da Família, que será realizada no dia 24  de maio de 2009. Essa escolha deve-se tanto pela importância de cidade  mariana, como pela expressão do local na religiosidade dos brasileiros.  Do ponto de vista religioso, Aparecida é uma cidade muito importante. É  chamada de capital de fé, capital mariana, em referência à presença do  Santuário da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e aos mais de  8 milhões de peregrinos que anualmente visitam a localidade. 
 O evento
 A Peregrinação será ocasião para o povo brasileiro demonstrar que é  na família onde se dá e se recebe ternura, carinho, apreço, segurança,  generosidade e amor.  Esta é uma forma de podermos fazer com que os interesses da família e da  vida possam marcar  presença nas políticas públicas gestadas em nosso país. O tema do evento é “Família Discípula Missionária a Serviço da Vida“.  Uma forte mobilização está partindo da Pastoral Familiar do Brasil,  dos Movimentos da Igreja, Serviços, Institutos de Família e Novas  Comunidades para animar o encontro. Todos estão organizando caravanas.  Reservem o quanto antes os ônibus para a peregrinação.
 Cidadania da Família
 Na Família acontece a plena doação que se traduz em uma só palavra:  AMOR. Mas, antes de tudo, a família é fonte de vida. A vida é a condição  prévia à existência de qualquer direito. Portanto, o Direito à Vida  deve ser defendido e respeitado por todos. Proclamar a Cultura da Vida, apoiando os casais com filhos (também pela  adoção), é uma exigência para os nossos dias! Só com um verdadeiro  compromisso pessoal se pode gerar uma nova sensibilidade aos direitos  dos indefesos, diariamente espezinhados das formas mais desprezíveis e,  propositalmente, silenciados. Da mentalidade egoísta e da gula pelos bens materiais já se conhecem os  resultados, desde logo com o “fechar da porta” à Vida, que se  consubstancia numa verdadeira e perigosa cultura ou ideologia antivida. A  família aberta à vida é a maior riqueza. Os filhos, que representam o  florescer da família, são o elo de ligação entre o passado, o presente e  o futuro e constituem a esperança da sociedade e da Igreja. 
 “Serão Nacional da Família”
 Por ocasião da Peregrinação Nacional em favor da Família, a Comissão  Episcopal para Vida e a Família e a Comissão Nacional da Pastoral  Familiar, propõem uma grande reflexão em nível nacional, através do  “Serão Nacional da Família”. Este “serão” consiste num conjunto de  atividades noturnas a serem desenvolvidas em todos os regionais,  dioceses, paróquias, escolas e universidades, entre 15 e 24 de maio, em  que poderão ser abordados temas que levem a apontar a família e a vida  com a melhor via para construir o futuro! Sabemos que o tempo passa rápido, por isso apelamos a todos para, ágil e  criativamente, promoverem tais eventos que deverão ser simples e  objetivos. Se tiver alguma atividade já programada, inclua nela esta  motivação. Seria muito bom, também, que fossem providenciadas faixas, cartazes,  outdoors e que fossem utilizados os tradicionais meios de comunicação  como jornais, revistas, inserções em rádios e TVs, católicas ou não,  para a divulgação da importância desse evento que marca o Dia  Internacional da Família. Essa é uma forma de podermos fazer valer os  interesses da família e da vida, marcando presença nas políticas  públicas gestadas em nosso país. 
 Programação
 23/05 - Sábado - Auditório do Santuário Nacional.
 - 15h30: Catequese familiar para os que já estiverem em Aparecida: Momento de catequese, testemunhos e apresentações musicais. 
 - 18h00: Tribuna papa Bento XVI. Oração do terço meditado. 
 - 19h00: Basílica Nacional. Missa com procissão luminosa.  
 24/05 - Domingo - Grande concentração em favor das famílias. 
- 8H00: Solene celebração eucarística, celebrada dentro da Basílica  Nacional de Aparecida. 
 - 10h00: Testemunhos familiares intercalados com apresentações  musicais, na Tribuna dom Aloísio. 
 Para os que não puderem estar em Aparecida, pedimos que estejam  sintonizados nas TVs que transmitirão o evento. Realizem a celebração  eucarística em suas comunidades, de preferência no mesmo horário da  celebração em Aparecida. Valorize esse dia, participe preparando suas  camisetas, bonés, faixas e outras formas que possam manifestem o quanto  sua família é importante. Use o tema da Peregrinação: “Família Discípula  Missionária a Serviço da Vida”. E inclua também a chamada: “Minha  família é importante! Eu participo!”