Família ECC: Um Exército da Evangelização e da Paz


Consagrado com a Santa Missa, o XVI Congresso da Região Norte do ECC, encerrou sua programação, na tarde deste domingo (15/7) com fortes momentos de oração, testemunhos, superação e trabalho em equipe, marcaram um dos mais importantes eventos da Igreja Católica, realizados na Capital, com o apoio da Arquidiocese de Palmas.

Durante a programação foram discutidos diversos temas sobre a Família, por meio de palestras, painéis e círculos de estudo.

Em sua palestra o Assistente Eclesiástico Nacional do ECC, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, reforçou pontos e pilares básicos da missão ECC, como pobreza, oração, doação, alegria e simplicidade, seguidos também, da fraternidade, gratuidade, missionariedade e paroquialidade, como características vitais do ECC.

Fiéis à nossa vocação e pela força dos leigos e das famílias, aprendamos a caminhar juntos, e a levarmos a paz aos lares que ainda não encontraram raiz no Cristo Ressuscitado. A justiça, amor e perdão, revela Cristo a todos. Que esse seja o nosso serviço e missão maior, vivendo coerentemente. Para isso, é preciso que cada um peça a graça de Deus, reconhecendo-o, a exemplo da Virgem Maria que confiou, dizendo: “Minha alma exulta em Deus, meu Salvador”, que seja fecunda a nossa missão”, finalizou Dom Benedito, dizendo ainda que, se o ECC é essa criança bonita, é porque o DNA é de todos, sejam bispos, padres e diretores espirituais, equipes de trabalhos e casais no geral.

falou a todos sobre a valorização do ECC, destacando a participação e o bem que o Serviço ECC faz a todas as famílias e fez também, uma reflexão sobre os resultados do congresso.

O mundo mudou. Não é mais o mesmo que nós nascemos”. As pessoas hoje gostam de promessas fáceis, seja por meio da mídia com seus produtos, ou de candidatos, como também das igrejas. Se a igreja faz promessas, logo fica cheia, sendo assim o mundo gosta de promessas. Na Palavra Sagrada (citando os Salmos 90 e 120), nos faz promessas, porem promessas divinas que são bênçãos. Uma benção é reforço muito grande. Muita gente envolvida são pessoas convencidas, comprometidas, que vestiram a camisa. Fomos todos beneficiados, direto ou indiretamente, pois essas pessoas doaram suas vidas. Para os que estão vindo pela primeira vez, certamente sentirão mais motivados a também doarem a sua vida, em função da evangelização conforme o tema do congresso, que é o que estamos precisando. Se a família não se evangelizar ela mesma, não tiver tempo para rezar juntos, curtir a vida juntos, a distração do mundo vai disseminando e enfraquecendo os laços familiares.

Falar de resultados é muito complicado, sobretudo do ponto de vista espiritual. Espiritualidade não se mede, não tem uma régua ou outro objeto que se meça. Se fizermos todo um investimento, que é caro, e não tivermos nenhum resultado, é uma derrota para todos do ECC. Acreditamos e esperamos que produza efeito, e um efeito por menor que seja, se o evangelho entrar no coração das pessoas, para que a família tenha Jesus como companheiro em suas casas, já fizemos a nossa parte, o restante o Espirito Santo vai disseminar”, finalizou Dom Pedro.

Devido estar se recuperando de uma cirurgia, o Diretor Espiritual Regional, Padre Reginaldo Albuquerque, emocionado, emociou os presentes com sua participação na Santa Missa de encerramento. Logo após a Santa Missa, dirigindo-se a todos, lendo uma significativa carta de gratidão, reconhecimento e encorajamento.

Conforme calendário nacional do ECC, ainda estão previstos a realização de mais três Congressos Regionais, de 20 a 22/7 Região Leste em Campos do Goytacazes/RJ; de 27 a 29/7 Região Centro Oeste em Campo Grande/MS, finalizando na Região Sul, em Jundiaí/SP, de 7 a 9 de setembro, e o XXII Congresso Nacional do ECC em Brasília/DF, de 12 a 14 de julho de 2019. (Iranilde Gonçalves/Equipe Comunicação do Congresso)