1º ECC EM MAPUTO/MOÇAMBIQUE



PUBLICAMOS, NA ÍNTEGRA, CORRESPONDÊNCIA RECEBIDA SOBRE O 1º ECC REALIZADO EM MOÇAMBIQUE

“DIA MUNDIAL DAS MISSÕES DE 2010

É O MARCO DO 1º ECC DE MOÇAMBIQUE

Com a permissão do Senhor Arcebispo de Maputo, D. Francisco Chimoio, foi realizado o 1º ECC da Paróquia de São João Bosco, da Arquidiocese de Maputo em Moçambique (Áfica) no final de semana 22-23-24 de Outubro de 2010. Foi no dia 24, o dia mundial das missões, para caracterizar já no 1º Encontro o objetivo pastoral e missionário da Igreja de evangelizar a família, primeiro núcleo de inculturação e evangelização, “Igreja Doméstica” e “santuário da vida”.

Esse primeiro encontro foi feito de forma extraordinária, com duas outras paróquias que se juntaram à Paróquia de São João Bosco para reunirmos forças uma vez que a grande maioria dos casais que trabalharam, não tinha feito antes o ECC: foram preparados para trabalhar como se já tivessem a experiência. Apenas três casais, em Outubro de 2008, sendo dois da Paróquia de São João Bosco e um terceiro da Paróquia de São João Batista do Bairro Fomento, fizeram o 6º ECC da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Ubatuba – São Paulo, no fim de semana 24-25-26 de Outubro daquele ano. Ao final do encontro e já no Pós-Encontro, na casa do Casal Diocesano de Caraguatatuba, Maurão e Solange, os três casais, juntamente com o Pe. José Geraldo escolheram o casal coordenador do 1º ECC de Moçambique a ser realizado oportunamente: Miguel e Paula Cossa. Posteriormente os outros dois casais Afonso/Elisa Simbini e Nazário/Delcia Muchanga tiveram suas funções definidas como casal apresentador e casal palestra respectivamente. Foram dois anos de preparação. Coincidência? Exatamente dois anos depois, no dia mundial das Missões realizamos o 1º ECC de Moçambique e oxalá que faça um bem muito grande à Igreja de Moçambique. Foi “um sucesso”, é a opinião tanto dos que trabalharam quanto dos que fizeram o ECC. Nos dois anos de preparação tivemos o apoio direto de Antonio Olimpio e Celina - Casal Secretário Nacional do Brasil, Álvaro e Gracinha - Casal Regional Sul I e de Maurão e Solange - Casal Diocesano de Caraguatatuba, SP a quem agradecemos pela formação e orientação para que tivéssemos condições de preparar o nosso 1º ECC.

Agradecemos também agora ao Pe. Romolo Mariani, Diretor da Obra Dom Orione, que cedeu-nos o espaço para a realização deste 1º ECC. A Obra Dom Orione é uma instituição dirigida pelos padres orionitas, que acolhe crianças portadoras de deficiências físicas e mentais. Foi uma alegria grande, em nome de São Luis Orione, acolhermos a realização do 1º ECC da Paróquia de São João Bosco e de Moçambique na nossa Obra, diz Pe. Romolo. Seja São Luis Orione também padroeiro no céu deste Serviço-Escola da Igreja a serviço das famílias moçambicanas.

O primeiro ECC dirigido pelo Pe. Alfonso Pastore em 1970 na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia, em São Paulo contou com a presença de 20 casais. O 1º ECC da Paróquia de São João Bosco e também da Arquidiocese de Maputo / Moçambique contou com a presença de 23 casais pela graça de Deus, tendo sido 12 casais da Paróquia de São João Bosco, 7 casais da Paróquia de Santa Maria Mãe de Deus e 4 Casais da Paróquia da Sagrada Família. Grande alegria pela quase semelhança dos dois começos. Se o primeiro começo foi bom e deu bons frutos para as famílias e para a Igreja no Brasil, acreditamos que este segundo começo vai dar também bons frutos para as famílias e a Igreja em Moçambique. Os casais que se dedicaram na realização deste 1º ECC foram 39 além dos 10 casais palestrantes, 2 testemunhantes, 3 jovens testemunhantes, 1 leiga consagrada e 3 Diretores Espirituais.

Em nome do ECC de Moçambique, Pe. José Geraldo (Orionita), Frei Altamiro (Carmelita) e Frei Rogério (Carmelita), diretores espirituais e os 3 casais que formaram a Direção do 1º ECC da Paróquia de São João Bosco na Arquidiocese de Maputo em Moçambique, Miguel/Paula, Afonso/Elisa, Nazário/Delcia.”