Aprofundamento do ECC no Regional Nordeste III


Aconteceu no mês de julho de 2013 na cidade de Itabuna (BA), o 19º Aprofundamento do Regional Nordeste 3. A presença de todo o Regional foi marcante, com 179 participantes, entre casais e sacerdotes, animados pelo Diretor Espiritual do Regional Nordeste 3, Frei Luiz Alberto e pelo Casal Regional Carlinhos e Penha.

Nas equipes de trabalho 140 pessoas se doaram com alegria e muita fé, motivadas pelo dinamismo dos Casais Paulinho e Cássia, Othon e Andréa, respectivamente, Casal Diocesano de Itabuna (BA) e Casal Setorial Regional.

O tema trabalhado foi: “E a Família, como vai?” Já o lema em destaque foi “ECC: Escola de Fé a Serviço da Família”. O aprofundamento foi produtivo com palestras mais curtas, vídeos pequenos, sociodramas, enfim, tudo feito com carinho para que a mensagem e a reflexão sobre os assuntos abordados fossem presentes e vibrantes nos corações de todos como um grande momento de formação.

Foi realmente um aprofundamento diferente e cheio de encantamento com a Palavra de Deus e com as perspectivas que se abriram para que o nosso serviço-escola seja ainda mais presente na evangelização das famílias.

Transcrevemos abaixo parte do artigo que Dom Ceslau, Bispo da Diocese de Itabuna, escreveu para o Jornal A Voz que Clama, daquela Diocese:

O aprofundamento consistiu na convivência e troca de experiência dos casais vindos do Nordeste. O ponto alto do aprofundamento foi o momento formativo que consistiu de várias palestras sobre a família e a resposta do Serviço do ECC para a realidade concreta de cada Diocese da Bahia e Sergipe. Os casais se perguntavam se estão vivendo o ECC segundo o espírito idealizado pelo Pe. Afonso Pastore?

O movimento nas ruas” clama pela “reciclagem” da ação política no nosso país. O Ano da Fé clama pela nossa “reciclagem” espiritual. “As periferias” dos nossos corações atingidas pela desertificação e esvaziamento da fé devem ser irrigadas com o estudo, oração e engajamento. O “aprofundamento” do fim da semana proporcionou aos casais o estudo e a oração. O engajamento depende da boa vontade dos participantes. Engajando-se viverão plenamente o espírito do ECC implantado pelo Pe. Afonso Pastore há mais de 40 anos.”.