XVIII CONGRESSO DA REGIÃO SUL DO E.C.C. MARINGÁ/PR – 17 de julho de 2021


No sábado dia 17 de julho, O Regional Sul 2, acolheu na Arquidiocese de Maringá, na cidade de Maringá/PR, o XVIII Congresso da Região Sul do E.C.C., quando foi refletido o tema: ECC: 50 anos de júbilo e missão a serviço da família. e o lema: ...Fazei tudo o que Ele vos disser... “João 2, 5”.

O evento foi semipresencial, devido á pandemia do Covid-19, com a presença dos Diretores Espirituais e Casais Regionais, da região Sul que envolve os Estados de: São Paulo (Sul 1), Paraná (Sul 2), Rio Grande do Sul (Sul 3) e Santa Catarina (Sul 4) e participação on-line dos Diretores Espirituais, Casais (Arqui)diocesanos e convidados. Todas as atividades foram transmitidas ao vivo pela Theòs Sistemas Eclesiais. As equipes de trabalho foram bastante reduzidas.

Dom Adair José Guimarães, Bispo da Diocese de Formosa/GO e Assistente Eclesiástico Nacional do E.C.C, os Casais da Secretária Nacional, Eddie e Maria Luiza, Acaiaba e Eliene e Dom Severino Clasen, Arcebispo da Arquidiocese de Maringá, também estiveram presentes.

Foram palestrantes Dom Severino, Dom Adair, Padre Neri e o Casal Marcos e Regina.

Pe. João Paulo, Sebastião e Regina, prestaram homenagens aos Sacerdotes que faziam parte do Conselho Regional Sul 2 e faleceram por consequência do Covid 19, Pe. Adriano Francisco Ferreira (Diretor Espiritual Regional Sul 2) e Pe. Silvano Sunarcz (Diretor Espiritual Diocesano de União da Vitória).

Durante o Congresso aconteceu a Assembleia da Região Sul, onde foi aprovada por unanimidade a proposta de alteração no Documento Nacional que autoriza as (Arqui)Dioceses criar mais de 1 Equipe Dirigente da 3ª etapa, conforme critérios definidos e realidade de cada Diocese. Também foi anunciado a sede do XIX Congresso da Região Sul, em 2025, que será realizado no Município de Joinville-SC, Regional Sul IV. Ainda durante a Assembleia foram empossados os Diretores Espirituais e Casais Regionais para o Mandato de 2021/2025.

A Missa de encerramento foi presidida por Dom Severino e concelebrada por Dom Adair e Sacerdotes presentes. Ao final Dom Adair deu por encerrado o tempo Jubilar em comemoração aos 50 anos do E.C.C. no Brasil e informou que foi estabelecido 10 de julho – DIA DO E.C.C.

Participantes do XVIII Congresso da Região Sul

Dom Adair, Dom Severino e Sacerdotes presentes

Posse do Regional Sul I – São Paulo

Posse do Regional Sul 2 - Paraná

Posse do Regional Sul 3 – Rio Grande do Sul

Posse do Regional Sul 4 – Santa Catarina

Entrega da Pasta para a Sede do Congresso da Região Sul -2025 – Joinville/SC