Reunião dos Dirigentes de Movimentos, Associações Laicais e Serviços Eclesiais


Realizou-se nos dias 09 e 10 de abril de 2011, em Vargem Grande Paulista/SP, a Reunião dos Dirigentes de Movimentos, Associações Laicais e Serviços Eclesiais.

Aproximadamente 50 pessoas, entre bispos, representantes de Movimentos, Associações e Serviços Eclesiais, dirigentes de Associações ligadas às Congregações Religiosas, membros do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), participaram da reunião. O Encontro de Casais com Cristo –ECC foi representado pelo Casal Regional Sul 1 PEDRO E EDNA.

Segundo o Assessor do Setor Leigos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Geraldo Aguiar, o objetivo do encontro foi fortalecer a rede entre os movimentos, associações e serviços eclesiais; retomar os encaminhamentos assumidos na reunião de 2010; estudar a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini do Papa Bento XVI sobre a “Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja, e partilhar o processo formativo de cada Movimento, Associação e Serviço Eclesial e dar novos passos para uma maior integração.

O presidente da Comissão Episcopal para o Laicato e Bispo de Registro (SP), Dom José Luiz Bertanha, na saudação inicial, destacou : “A Comissão para o Laicato deseja um maior diálogo com todos os movimentos, associações, organismos que envolvem os leigos e leigas, a vivência de seus carismas, bem como formação, espiritualidade e ação apostólica. Os movimentos e novas comunidades constituem valiosa contribuição na realização da Igreja Particular. Os Movimentos e Serviços são um dom de Deus e constituem uma valiosa colaboração com a missão da igreja. É importante e fundamental somar forças, caminhar juntos mirando sempre as três dimensões existentes nos movimentos e serviços: comunitária, formativa e missionária. O Espírito Santo está presente em todas essas ações, daí termos o cuidado de não acharmos que “só o meu movimento/serviço” tem esta graça.”

Ficou definida a data de 2 a 4 de novembro de 2012, na cidade de Recife/PE, o 4º Encontro Nacional dos Movimentos, Associações Laicais, Serviços Eclesiais, Associações de Leigos nascidas dos carismas das Congregações Religiosas e Novas Comunidades. Este evento fará parte das atividades do Cinquentenário do Concílio Vaticano II, que está sendo organizado pela CNBB.